Windows Vista, problemas a vista... =/

Dando uma pausa nos contos, uma notícia "fresquinha" saída mais cedo. =p

E depois ninguém acredita quando aconselho as pessoas a evitarem um windows pós-lançamento...


A Microsoft reconheceu uma falha no Windows Vista, seu novo sistema operacional, em que o computador, através do sistema de reconhecimento de voz, pode sofrer um ataque pela rede, apagando todos os arquivos e pastas da memória.

O sistema de reconhecimento de voz do Vista preocupou diversos usuários que temem receber áudios maliciosos (que podem causar dano ao computador) por e-mail ou através de sites.

Um dos temores é que um arquivo de áudio no formato MP3, por exemplo, traga um comando de voz para apagar todos os arquivos do computador – tarefa que seria executada pelo sistema de reconhecimento de voz.

Pouco para se preocupar

A Microsoft emitiu nota dizendo que a hipótese é “tecnicamente possível”, mas que não há motivos para preocupações.

A empresa disse que para uma situação dessas acontecer seria necessário que o reconhecimento de voz estivesse ligado ao mesmo tempo em que o microfone e os alto-falantes.

“Esse cenário envolveria o reconhecedor de voz captando comandos através do microfone, como ‘copiar’, ‘apagar’, ‘desligar’, etc. e os executando”, afirmou um pesquisador da área de segurança da Microsoft no blog oficial da equipe técnica da empresa.

Alguns usuários do Vista que já testaram esta hipótese conseguiram apagar arquivos e esvaziar a lixeira, tornando o material apagado irrecuperável.

A Microsoft alega que mesmo que todos os componentes estivessem ligados ao mesmo tempo, é pouco provável que o internauta não perceba um ataque desse tipo.

A empresa também ressalta que o sistema de reconhecimento de voz não pode executar funções mais complexas, como formatação completa do disco.

“Também há barreiras adicionais que dificultam um ataque desses, como a posição do microfone e dos alto-falantes, o retorno do microfone e a clareza da dicção”, escreve o pesquisador.

O reconhecimento de voz era uma das novidades do Windows XP, o sistema operacional anterior da Microsoft, mas foi aprofundado no Vista.

“Enquanto levamos estes relatos muito a sério e os investigamos apropriadamente, tenho confiança em afirmar que há pouco ou nada para se preocupar sobre os efeitos deste caso na instalação do Windows Vista”, disse o pesquisador.

Fonte: Jornal O Globo.
Link da matéria: Clique Aqui

Um comentário:

  1. E viva o Windows!
    E viva o Bill Gates!
    E viva esse blog que eu tô vendo pela primeira vez e que vou visitá-lo mais vezes!

    PAZ!!!!

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.