Blog agora com RSS.

Bem, demorei alguns dias testando e aprendendo com funciona e como é exatamente esse novo sistema de RSS que o Firefox tem (e pelo que vi não utiliza de modo tão fácil assim) e penando entre os sistemas, acabei descobrindo através de uma das chupações do Windows Vista como fazer para visualizar o RSS.

E o que é RSS? Sabe nos fotologs, aquela barra onde ficam seus favoritos e tudo o mais, onde o último a postar aparece no topo e por aí mais. RSS é a mesma coisa, trata-se de uma espécie de monitor online (se vc não estiver online, esquece) que você adiciona a um programa que reconhece esse código e o organiza de forma a você sempre ter a atualização mais fresca diante de você.

Na teoria é lindo isso, todos os sites têm, e indicam outros sites que fazem... Mas e se você quer fazer isso através de um programa e não via página?

Vou ensinar, claro, como fazer isso no Pensamentos Equivocados...

Pra começar, você precisa baixar um programa que faça isso de modo satisfatório, eu indico, pra quem não tem o Windows Vista, que use a ferramenta original a qual a sra. Microsoft copiou, o Google Desktop. Isso mesmo, a versão atual do Google Desktop suporta esse formato e tem um visual bem limpo atualmente, diria até simpático.

O Firefox também tem, mas é estranho e ao contrário do que eu imaginava - e pelo que li da descrição dessa função. - não faz de modo satisfatório. Você adiciona o site nos favoritos simplesmente como outro qualquer e fica algo tipo uma pasta onde você vai no link que quer, mas sem que o link venha até você.



O Google Desktop funciona através de Gadgets, ou seja, pequenas janelas independentes dentro dele mesmo onde cada uma funciona de modo independente e bláblábla. Dentre elas tem a função que mais interessa, a que incorpora a linha de RSS nele. Chamada de "Clipes da Web" (não sei porque o nome...).

Como isso acontece? Bem, ele inicialmente vai vasculhar os sites mais visitados do seu computador e vai ver se possuem links. Pra adicionar meu site - e isso vale pra todos os da blogger.com, até mesmo os que não sabem disso, um exemplo é o blog que está no printscreen, cujo dono nem deve saber disso... - você só precisa ir nas opções desse gadget (se é que o programa não o fez automaticamente) e adicionar o seguinte link:

http://pensamentosequivocados.blogspot.com/atom.xml

Isso, você vai e adiciona o link lá nessa gadget, e pronto, agora você sempre estará ciente das atualizações do Blog em sua casa sem precisar ter todo o trabalho de abrir o seu navegador e digitar ou procurar nos favoritos por ele... E sem saber se atualizamos ou não.



Essa dica funciona pra você que não tem o Windows Vista, não tem dinheiro pra uma máquina que o rode, ou não quer trocar de sistema operacional... Pra configurar no Vista só precisa copiar o link acima e depois colar no IE7, que ele automaticamente vai pro Gadget correspondente no "Google Desktop" do Vista. Quando estiver a muito tempo online e não tiver certeza se houveram atualizações, cliquem com o botão direito do mouse na Gadget e cliquem em Atualizar.

Fácil, simples... E você só precisa instalar um programa grátis e que tem lá sua utilidade... Ainda mais agora.

3 comentários:

  1. Nossa, um dos nosso poucos tópicos realmente informativos.

    ResponderExcluir
  2. FDP =p


    haauhauahuahauhauhauahauh =/

    ResponderExcluir
  3. Mt maneiro, neste momento estou conversando com o Dragus no msn e vou baixar o programa...
    se for ruim volto aqui pra xingá-lo...
    rsrs
    abraço

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.