Cientistas desenvolvem corpo humano em 4D.

Antes da notícia uma coisa:
A 4ª dimensão é o tempo.

Corpo humano em 4D é criado no Canadá
Publicada em 24/05/2007 às 17h24m
O Globo Online e agências internacionais


OTTAWA - Cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, criaram a primeira imagem computadorizada do corpo humano em 4D - além de largura, altura e profundidade, o sistema mostra o que acontece com o funcionamento do corpo com a passagem do tempo. Batizado de CAVEman (homem das cavernas), o atlas humano é uma inovação, pois as pesquisas poderão ser feitas em quatro dimensões, ajudando médicos em cirurgias complexas e no estudo de doenças como o câncer e o diabetes.

O CAVEman funciona dentro de uma cabine virtual chamada de Cave (caverna), onde o modelo do corpo humano em 4D flutua no espaço. A imagem é projetada através de três paredes e do chão, o que permite médicos a trabalharem com um corpo como qualquer outro, só que virtual. O equipamento abrange três mil partes do corpo, independente de sua altura, profundidade e largura.

Através do "homem das cavernas" os cientistas poderão reproduzir imagens de ressonância magnética, tomografia e Raio-x, oferecendo aos clínicos imagens em alta resolução do funcionamento interno do corpo humano.

- É um grande progresso na medicina computadorizada e nos sistemas de biologia - disse o diretor do curso de Medicina da universidade, Grant Gall.

- Parabéns à equipe por criar uma ferramenta que não irá apenas ajudar pesquisadores, mas clínicos que pretendem planejar cirurgias.

- O design do CAVEman é de um humano, mas também pode variar de tamanho de acordo com as necessidades dos cientistas - explicou Christoph Sensen, autor do estudo. - Além disso, podemos exibir todas as partes do corpo ou apenas algumas delas.

O "homem das cavernas" é visto na frente do clínico através de um óculos 3D. Como nos videogames, as partes do corpo, como pele, ossos, músculos, órgãos e veias, podem ser manipulados.

- As pessoas dizem que é divertido matar monstros nos jogos, mas curar um câncer é muito mais importante - disse o matemático e cientista da computação Andrei Turinsky, ao controlar o equipamento por um joystick.

Médicos serão beneficiados com o novo equipamento

O CAVEman foi criado para ajudar cientistas a investigar diversas doenças genéticas e chegar a tratamentos mais eficazes.

Segundo a equipe, a comunidade médica será beneficiada, pois poderá unir diagnósticos - tanto computadorizados como exames de sangue -, permitindo os especialistas a trabalharem juntos.

- Há seis anos nos juntamos - cientistas de computador, biólogos, matemáticos e artistas - para iniciar o projeto - contou Christoph Sensen, autor do estudo. - Nosso objetivo era construir um modelo completo do ser humano, com uma resolução 10 vezes maior do que havia no mercado. Tenho orgulho de dizer que conseguimos fazer isso - comemorou.

Para criar o atlas humano 4D, cientistas usaram como base de dados livros de anatomia. As funções fundamentais e órgãos do corpo humano foram criados em desenhos animados por um designer gráfico e convertidos para a linguagem de programação Java 3DTM para trazer vida ao ambiente da "caverna".

O próximo passo dos autores será desenvolver versões mais novas para vender para os hospitais de todo o mundo.

Fonte: O Globo.


Impressionante o quanto estamos cada vez mais próximos dos filmes de ficção científica... Só falta agora admitirem a vida em outros planetas, estabelecermos relações comerciais com outras culturas e aprendermos a viver em paz entre nós mesmos (essa última é utopia).

Parabéns aos médicos que desenvolveram a técnica e a quem divulgou pelo mundo... É sempre bom ver notícias desse tipo. Quando a versão 10.0 chegar lá fora teremos nossa 1.0 =/

6 comentários:

  1. Essa notícia, alémde fantástica é de suma importância. Pois o treinamento de médicos ficará cada vez mais prático e sem a necessidade de utilizarem cadáveres. Admirável mundo novo....

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, penso assim. Se esta noticia foi divulgada, é pq já estão anos a frente em descobertas. Há muita coisa q nós mortais não sabemos e escodem de nós. Mas é isso. O q sera de nosso futuro? hehehehehhe.

    Vim agradecer ao comentário de meu último post, muito obrigado mesmo. Realmente, visto a opinião do Omar, ainda mantenho a minha. Desculpa a demora, mas é q me mudei para uma republica sem net, ai ta foda. Mas visite sempre lá q sempre te responderei amigo. vlw por concordar comigo.abs!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Diego, com certeza eles devem estar bem mais avançados com esse "holograma".

    ResponderExcluir
  4. Nossa.. muito legal.. más é cmo voce disse.. quando lá fora chegar 10.0 aqui vai ser 1.0... uma pena

    ResponderExcluir
  5. Mesmo nos filmes de ficção científica, povos interestrelares travam guerras uns com os outros...acho que a tua última hiótese é mesmo utópica.

    Impressionante a capacidade do homem evoluir intelectualmente em detrimento das suas emoções e quiçá, uma espiritualidade que se confunde com instituições e dogmas religiosos.

    Abs..

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.