DC Comics lança site de quadrinhos online.


Não, não quer dizer que de agora em diante você vai ler as aventuras do Batman ou Superman de graça, nem que vai ler material produzido apenas para a internet.

A DC Comics simplesmente lançou um novo selo de quadrinhos voltado especificamente pros amadores. Isso, pessoas como eu ou você (ou o pessoal da CDJ que faz quadrinhos com sprites que não matam a sede) poderem publicar suas insanidades e, se forem reconhecidas pelo grande público (o que não é grande coisa... vejam que Lula foi eleito pela maioria) serão contratados e passarão a ser pagos pela DC em troca de continuar escrevendo/desenhando histórias em quadrinhos contanto que continue popular (obviamente se não render a DC, você está fora).

O site ainda está em fase de implantação e até onde vi e li a respeito significa que vai demorar a aparecer, mesmo porque deve ter cada tosqueira se apresentando ali...

Uma das exigências do site é que você produza material 100% original pra DC registrar e usar sem você saber, sem utilizar outros personagens de qualquer editora ou com algum copyright (claro... de processos a DC está cheia). A outra é publicar uma vez por semana uma página ao menos. Ou seja, não é só publicar e esperar cair grana, tem que ralar mesmo.

Outra exigência é o formato, deve ser no 4:3, o tamanho padrão de arquivos de computador, mas não existe nenhuma referência sobre em que formato devam ser gravados os arquivos (se em jpg, gif, swf, ou qualquer outro). Como podem ver na figura ao lado um exemplo que retirei do próprio site já com exemplos de quadrinhos.

Ah sim, essa linha da DC, de webcomics, se chama Zuda Comics. É uma espécie de selo a parte, provavelmente aceito dentro do multiverso da DC, que abrange tanto a linha tradicional quanto selos adultos como Vertigo, ou Wildstorm e outros. O motivo disso seria óbvio, já que tratando-se de autores novatos e sem preocupação com nada a não ser seus egos (e se fizerem sucesso, se preocupam com a carteira também) nada mais justo que separar o joio do trigo. O formato deve ser algo que deve se assemelhar a uma mistura entre Fotolog e Blog mas sem tantos emos, exige demais deles.

Claro, é feito de uma empresa americana para o público americano. Se pensa em fazer material utilizando nossa mitologia ou nossa demagogia, vai em frente, mas não espere reconhecimento do público de quem espera que banque seu pretenso salário. Não estamos falando de público que consome MPB, Bossa Nova ou qualquer outra coisa que o Brasil costuma exportar no quesito "cultura" e que não consome internamente por ser repetitivo e chato, estou falando de nerds americanos. Os mesmos que consideram Rob Liefield um artista.

Talvez aceitem histórias sobre criancinhas com fome e favelas (quando se assiste filmes Brasileiros de sucesso só aparece isso... e depois reclamam que nos vêem lá fora como miseráveis) mas creio mesmo que vão acabar escolhendo mesmo é material que enfoque coisas do dia-a-dia americano, como heróis que escalam paredes, pessoas com cueca por cima da calça que voam, seres com garras imbutidas nos braços que são maiores que os mesmos e ainda assim não impedem os movimentos, heróis que nunca morrem, e outras coisas mais.

Obviamente, se você apelar pra eleger seu quadrinho e utilizar o método histérico que utilizamos pra eleger em uma eleição contestada pela Unesco o Cristo Redentor como uma das 7 Maravilhas da última semana, obviamente a DC não irá te contratar como também irá suspender o serviço por causa da já tradicional invasão brasileira a qualquer coisa popular nos EUA, vide Orkut, Fotolog, Yahoo, Geocities, 4Shared, e outras coisas.

Mas como esse tipo de produto exige um nível técnico e uma certa dedicação que vão além do tradicional brasileiro (que é movido apenas por bebida, demagogia, sexo e corrupção, não necessariamente nessa ordem), provavelmente poucos brasileiros vão fazer algo, e os que fizerem farão com seriedade, pois há chances da DC contratar MESMO os que fizerem tanto boas histórias quanto bons desenhos.

Então se você confia no seu traço, se considera um mestre na arte de desenhar, tem tempo disponível pra desenhar de acordo com o que pede o site, começa logo a desenhar suas primeiras aventuras ou se junta a um bom roterista a ao invés de publicar fanzines que somente são lidas em eventos restritos, tenta a sorte no mercado americano. Lá pelo menos vão se dar ao trabalho de ler seu material (nem que seja pra depois nunca mais), e até existe disposição de torná-lo algo sólido se tornar-se rentável online (sim, a DC planeja publicar as melhores histórias e pagará por isso).

Mexam seus traseiros gordos e comecem a desenhar e a escrever... Ou apenas leiam.

O endereço do site é:
http://www.zudacomics.com/


Como disse acima, o site ainda está em fase de implementação, mas se cadastrem logo, porque provavelmente vai dar em algo e é um projeto muito bom, principalmente em um país como o nosso onde não se reconhece nada que envolve imprimir e ler (principalmente ler).




EDIT: 23:15/11.07.07

Em tempo, recebi mais um tomate vindo na minha cara e jogado pelo blog da Polly, www.pollyok2.zip.net. Durante os próximos dias posto mais cinco entomatados.

E devo colocar a figura lá no canto.

Agradeço a todos que lêem! \o/ =D

12 comentários:

  1. Algo de bom vai aparecer, mas o que terá destaque não será exatamente o que se espera.

    ResponderExcluir
  2. Ok, linkarei vocês também!

    boa noite

    ResponderExcluir
  3. È o futuro,sempre globalizando as coisas...daqui pouco não existe mais jornal,livro,revista,nada...

    eita mundo moderno podre.

    ¬¬

    ResponderExcluir
  4. matéria altamente preconceituosa quanto aos desenhistas brazucas hein!
    mas o blog ta massa!!

    ResponderExcluir
  5. Resposta ao Macaco Primata (também coloquei ela nos comentários de seu blog):

    Preconceituoso com desenhistas não, mas com a postura brasileira em geral de só querer mostrar lá fora o que temos de pior.

    Não há manifestação artística que fale de nossos gênios sem pincelar nossa miséria, como se por acaso o mundo fosse culpado da merda em que nosso país se tornou, e o pior, continua sendo.

    E ainda vou fazer disso tema de post =p

    ResponderExcluir
  6. Muito inteligente esta idéia da DC Comics e uma grande oportunidade aos desenhistas em geral (incluindo os brasileiros movidos à cerveja)de buscar aprimoração aos traços e instigar novas criações!
    Parabéns pelo blog! Quando puder dê uma passada lá no meu:
    http://www.nilzacarboni.blogspot.com/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Fale um filme brasileiro onde não tem um favelado matando outro?
    ou um favelado apaixonado por uma rikinha?
    eh o brasileiro que ferra tudo
    e depois reclama ¬¬

    apoiado dragus (y)

    ResponderExcluir
  8. Dragus, pq você não manda alguma coisa sua?
    eu já vi seus desenhos e são muito bons, bem que vc podia fazer uns quadrinhos do SDD, vc e o PK roterizando ficaria foda =p

    ResponderExcluir
  9. Lendo uns comentarios aqui... quer dizer que vc desenha? Manda mesmo rapaz!

    Eu desenho tbm e gostei da ideia da DC Comics!

    ResponderExcluir
  10. Claro que pensei que iria ler tudo gratuitamente...que pena...
    hehehehe
    =]

    ResponderExcluir
  11. A preguiça de lê hoje é uma verdade constante.

    As crianças principalmente, que muitas vezes não gostam de lê, fato esse que se explica por uma ordem história, e resume-se na aparencia da tecnologia. Essas, foram muito bem amarradas pela Rowling, fazendo com que elas lessesm 700 páginas com gosto e prazer! Se o livro não trazia muita cultura, isso vai do pensamento de cada um. Mas, uma coisa é muito positiva, depois dessa série de HP, as crianças vão tomar gosto por outras leituras!

    ResponderExcluir
  12. Já li muito quadrinhos... A muito tempo não pego para ler...

    http://gatinhasdainternet.blogspot.com

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.