O cinema e a falta de criatividade.

A indústria cinematográfica dos EUA que já nos brindou com ótimas produções originais, atualmente anda muito mal., pois há muito tempo não vemos mais aqueles arrasa-quarteirões originais do cinema. Atualmente os maiores sucessos de bilheteria provém de algum tipo de adaptação, alguma refilmagem ou alguma continuação de algum filme que já fez muito sucesso.

Me diga quais foram os últimos lançamentos que mais chamaram a atenção? Harry Potter, Homem Aranha, Transformers, Duro de Matar, Simpsons... Todos adaptações de outras mídias e uma continuação de uma antiga seqüência de sucesso. E muitos ainda hão de vir por ai, pois a indústria do cinema promete mais seqüências de filmes esquecidos, com atores beirando a (ou na) terceira idade, isso sem falar de mais adaptações de livros e personagens dos quadrinhos.

Ainda esse ano seremos brindados com a volta de dois heróis, que agora já estão em sua fase geriátrica: Rambo e Indiana Jones, possivelmente continuações caça-niqueis que vão explorar algum lado dramático da vida desses pitorescos personagens, ou então (no caso do Rambo principalmente) algo muito sangrento. Qual serão os possíveis títulos: Rambo, a Vinçança da Bengala e Indiana Jones, Em Busca da Dentadura Dourada?

Na área dos refeitos teremos a volta de "Fuga de Nova York" e "Viagem Fantástica", até "Porky's" (grande fonte inspiradora de "American Pie) terá uma refilmagem, só espero que tais refilmagens, sejam no mínimo boas, diferente do que foram as refilmagens de "Planeta dos Macacos" e "Psicose". Já ia me esquecendo, até a "Super Máquina" ganhará nova cara no cinema.

Enquanto os roteiristas de lá não têm uma idéia decente, teremos péssimas adaptações de heróis dos quadrinhos (salvo raras exceções), fracas adaptações de livros (também aqui pouco se safam) , além de péssimas adaptações de jogos de vídeo game (nesse último ninguém se salva), ou então heróis geriátricos retirados do fundo do poço do esquecimento, para uma seqüência presunçosa ou pior, alguma refilmagem que consegue a maravilha de estragar uma obra-prima.

Até a próxima, onde espero por algum assunto que preste!

7 comentários:

  1. Putz, isso é uma verdade. Sorte a minha, ou a nossa, que todo ano temos ótimos alternativos. Hollywood não é nada mais q Hollywood, filmes sem historias com alto custo. Triste, mas tem os q salvam. Refilmagens realmente não estão com nada, e a volta dos idosos...aff, 100 coments!

    Dragus ou PK, indiquei o blog para um MEme interessante. Depois dão uma olhada lá. abs!!!

    ResponderExcluir
  2. O cinema está entrando na fase que a música entrou a muito tempo. Comparadas com as músicas do passado, as letras e melodias de hoje são horríveis. Com o cinema está acontecendo o mesmo. A falta de criatividade é tanta que todo mundo quer um "remakezinho" pra ver se arruma um dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Olha eu tbém desconfio q será ruim o 7 filme do Harry, mesmo pq ele é muito rico em detalhes e será dificil conciliar todos... mais é esperar pra ver...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a falta de criatividade. E digo: não é exclusiva deles, nem do cinema. Basta olharmos o que acontece neste mundo 'globalizado': na Globo, ultimamente, a cada 4 novelas, uma remake. O SBT tem passado desenho do Chaves, na Rede TV tem a 'versão' nacional de Desperate Housewives. A Grande Família é um remake atualizado, Heroes não deixa de ser uma nova versão dos X-Men. E por aí vai.

    Eles têm tentado se aproveitar a todos custo de livros que se transformam em best-sellers para manter um mínimo de vínculo criativo. O problema é que nem sempre a adaptação é, pelo menos, razoável.

    Mas, de vez em quando, surgem alguns diamantes, como Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças... tem que se procurar agulhas em palheiros!

    ResponderExcluir
  5. Em parte a culpa é nossa mesmo, que demos preferência aos enlatados norte americanos e deixamos outros cinemas de fora.

    Ficamos muito dependentes do entretenimento do American Way e e agora que hollywood passa por uma crise por causa dos produtores (pois eles definem tudo, principalmente se um filme é rentável ou não, antes de ser criativo) e que está aos poucos se mostrando porque apesar do povo em geral ser manipulável, ele enche o saco de qualquer jeito.

    O problema é que quando isso acontece a Sessão da Tarde fica cheia de filmes.

    Existe um outro problema que impede a criação de adaptações de filmes com boa fidelidade, exceto filmes infantis, é que nos EUA eles obrigam os diretores a fazer filmes pra todas as idades, e não somente para nichos de mercado, isso gera filmes família e somente filmes família.

    Exemplo disso é o Motoqueiro Fantasma, Constantine, Quarteto Fantástico, X-Men(todos), e até mesmo Batman. =/

    Em suma, tamos ferrados.

    ResponderExcluir
  6. LEGAL O BLOG ....







    http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Filme de Ação e Aventura é bom sim.. mas cansa..

    Q falta de filme que nos faça pensar..




    O AveSSo o convida a revisitar Drummond.

    Texto de hoje: Drummond...

    Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

    O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.