Saúde, você sabe o que é isso?

Olá povo!

Recentemente comecei a fazer um curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde, confesso que de início fiquei me perguntando o que diabos esse curso me contaria que eu já não soubesse (para quem não sabe, sou um Agente Comunitário de Saúde). Realmente comecei a aprender algumas coisas sobre algumas doenças que desconhecia, o que está sendo muito bom, mas tem outra coisa que estou vendo que é sobre conceitos de saúde. Pelo que vi todos ali têm um conceito correto sobre o que é saúde, mas a maioria da população ainda têm um conceito antigo sobre o que é saúde, você caro leitor sabe o que é SAÚDE?


Os conceitos de saúde foram se moldando de acordo com o tempo, de acordo com a insanidade de cada sociedade dominante. O principal conceito de saúde que até hoje muita gente crê ser correto, ainda é o modelo de Hipócrates, mas muita gente acabou por distorcer sua maneira de ver as doenças. Embora o modelo de saúde de Hipócrates (figura da direita) seja o alicerce da medicina, seu conceito sobre saúde ainda era um pouco limitado, já que ele considerava que apenas as epidemias tinham relação com fatores climáticos e dietéticos, até por que Hipócrates viveu 4 séculos antes de Cristo.


Durante a era medieval a Igreja Católica detinha todo o saber e conhecimento, só quem tinha acesso a esse conhecimento, mesmo o básico, eram os membros do clero e os nobres, ou seja os pobres que se f... (quase como é hoje). Naquela época achavasse que a sujeira formava uma camada que protegia o nosso corpo das doenças, por isso banhos eram bem raros, além do fato de que a Europa fica num hemisfério bem frio. Essa mesma época foi a época da temida peste negra, que matou 1/4 da população européia.

Um pouco mais adiante nos séculos 19 e até meados do 20, achavasse que ter Tuberculose era algo chique, tanto que era muito comum entre as pessoas de classe mais abastada, fingir tosses e dizer que tinha tuberculose. Aqui onde moro (Ilha de Paquetá) houve um centro de tratamento aos filhos de pessoas com tuberculose (esquerda), não por estarem infectadas com a doença, mas sim por estarem desnutridas e sem cuidados higiênicos adequados. Atualmente esse centro virou um espécie de creche e atende crianças de 2 até 12 anos, que é chamado de Preventório Rainha Dona Amélia, mas isso é um outro assunto.

Esses foram apenas alguns exemplos de como de acordo com o tempo o conceito sobre o que é saúde foi mudando. A partir de mais ou menos de 1940 começou-se a considerar saúde a falta total de doenças, mas isso é realmente certo? Hoje sabemos que não é bem assim, pois uma pessoa pode não estar com nenhuma doença propriamente dita no momento, mas como está o ambiente ao redor dela? Será que ele não é propício para que ela possa vir a ficar doente?

Quando se fala de saúde hoje, falamos num sentido muito mais amplo do que simplesmente a falta de doenças. Sabemos hoje que saúde é um conjunto de várias coisas, que vai desde o organismo da pessoa até o meio onde ela vive. Muitas coisas influenciam na saúde de uma pessoa, a forma como se alimenta, se faz exercícios físicos regulares, se tem uma boa convivência com seus amigos e familiares, as condições de moradia, o local onde mora, se tem um bom emprego, uma boa remuneração, dentre muitas outras coisas que se citar todas geraria um artigo muito maior do que os textos de meus contos.

Em fim, achei interessante escrever isso aqui, pois creio que muita gente possa ter em casa ou conhece alguém que ainda tenha esse antigo conceito de saúde, creio também que enquanto não mudarmos isso teremos muito mais hipertensos, diabéticos, pessoas com transtorno mental e muitas outras coisas. Por isso, quando algum profissional de saúde (como eu) bater a sua porta e dizer que está lá para te ajudar, pelo menos ouça o que esse ser humano tem a dizer, já que nossos governantes fazem pouco caso do que acontece com a gente, vamos pelo menos valorizar aqueles que realmente fazem algo para mudar nosso país.

17 comentários:

  1. E lembre-se sempre de exigir o crachá do funcionário/agente de saúde. =p

    Nunca se sabe... =p

    ResponderExcluir
  2. Se a gente tivesse um! O máximo que temos é o nosso uniforme e e a bolsa da prefeitura!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o poste.....
    Não sei muito bem o que faz umtécnicoem agente comunitáriode saude + boa sorte p/ vc.

    []s L.Sakssida

    ResponderExcluir
  4. lokeiroks disse...
    sabia q eu nem li?


    Definitivamente, isso vai virar um post, dedicado a todos como vocês.

    Com todas as palavras e elogios que merecem. =D

    Será o meu próximo post.

    ResponderExcluir
  5. eu piro vendo esses canais educativos, e em um deles falou sobre isso, a medicina deles antigamente era horrivel ahuahau, lembro q em um dos programas eles falaram q quando a pessoa estava muito doente eles retiravam os sangue da pessoa com sangue suga, pq saia o sangue ruime vinha o sangue bom ahuahua... na maiorida as pessoas não suportavam e morriam ahauhau, tinha tmb uma q quando a pessoa estava doente ou com muita dor de cabeça, eles faziam um buraco no craneo pra sair os espiritos ruins ¬¬ as pessoas tmb morriam nessa, que derrota ahauhau

    bjus
    se cuida^^

    ResponderExcluir
  6. pois... realmente saúde não é um assunto que cabe tão facilmente num post! De qualquer forma, como vc fala, acredito nisso de que tudo ao nosso entorno influencia nossa saúde (física, mental e até espiritual)! Quantas vezes já não ficamos resfriados ou constipados e quando fomos tratar não era nada mais do que o próprio stress agindo e pedindo que desacelerássemos um pouco??? Eita.... não tem um ditado que diz: Quando a cabeça não pensa, o corpo é que paga!

    ResponderExcluir
  7. heheh aposto que algumas pessoas gostaram da teoria da camada de sujeira protetora! hauhauhaha pra nao ter que tomar banho.
    Olha mto bom seu blog viu!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Estou de volta e continuo sem seber o que faz um faz um técnico em agente comunitário de saude!!!!!!
    mas, deixa prá lá .......

    []s

    ops: acho que já te vi em uma das minhas idas no Garage

    ResponderExcluir
  9. Saúde é sempre um tema importante e infelizmente abandonado pelos nossos Governantes, o que é uma lástima!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ola...
    obrigada pelo comment no meu blog..
    na verdade o filme nem é em torno de guerra nem nada, e sim do relacionamento entre pai e filhas apos morte da mae.. é bem bonito..
    eu tb n tenho paciencia nem p ouvir falar sobre guerra..
    Mas legal seu blog viu .. dei uma lidinha rapida.. depois volto c mais calma..
    fica c Deus

    ResponderExcluir
  11. Por isso que é sempre bom se reciclar. Nunca se sabe td que não possa aprender mais um pouco.
    Ainda mais no teu caso que trabalha com saúde, vidas humanas...
    Acho que todos deveriam estar sempre se atualizando e aperfeiçoando seus conhecimentos para melhorar sua vida e a dos outros.

    PS. Quanto ao post sobre as pessoas que não leram seu post. rsrs
    Fiquei muito curioso agora. Isso as vezes acontece comigo tb de não lerem o meu. rsrs

    ResponderExcluir
  12. hoje em dia saúde já é mais do que não estar doente.´
    você tem que comer saudável, viver saudável... Haja saúde!

    ResponderExcluir
  13. Eu estive pela ultima vez no Heavy Duty no dia da reenalgução...

    []s

    ResponderExcluir
  14. Vc até falou da era medieval rss, da saúde em si, mas me diz..O que faz um agente comunitário de Saúde???

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.