Se não vai ler, porque comenta?

Uma coisa interessante e impressionante que existe no Orkut é uma cambada de __________ (insira sua ofença aqui) que freqüenta comunidades voltadas para blogs, onde existem tópicos onde blogueiros como eu, como você e até como aquele _________ (insira sua ofença aqui) da figura ao lado entram com o objetivo de obter aquilo que um blogueiro mais quer, sex... ops... fam... ops, isso não, dinhei... não, o que um blogueiro mais quer são comentários.

Um blogueiro passa horas ou preciosos segundos do seu dia elaborando um texto e espera no mínimo que o leiam, sejam amigos próximos ou até mesmo aquele cara bizarro do Orkut que parece um pavão nada misterioso. É frustante a todo blogueiro, principalmente aos que se dedicam a escrever algo com um mínimo de conteúdo ou mesmo com sentimento (como no caso de muitos que usam blogs pra colocar poesias) quando surge uma criatura qualquer e simplesmente diz "nem li", ou frases similares de conteúdo idêntico.

Claro, se coloquei um site na internet e abri a todos a possibilidade de comentar, eu com certeza estou me colocando a disposição para ouvir desde críticas a elogios, mas é melhor ser criticado por algo que escrevi do que simplesmente vir alguém e dizer simplesmente que não leu.

Tudo bem, eu coloquei uma mensagem em um tópico de "comente no blog acima" que existe em quase toda comunidade de blogs no orkut (quem nunca fez ou faz algo parecido em algum momento?) e poderia acontecer qualquer coisa, mas se você vai participar do jogo, o mínimo que se espera pra comentar em algo é que leia o conteúdo disso que se propôs comentar. Se vai comentar apenas pra obter comentários, porque não criar vários logins fantasmas e entupir o rabo blog com seu próprio ego poderia ser com vassouras também... INTEIRAS?

Poderia enrolar, poderia dizer "blog legal", colocar seu spam e ir embora (como a maioria faz), é até compreensível e mais educado do que dizer simplesmente que não leu. Eu até entendo não ler, se o brasileiro não lê proposta de candidato em eleições e vota porque tem que votar. Não lê jornais que não sejam de fofoca ou futebol. Não lê a validade dos produtos que compra no supermercado ou mesmo confere se estão lacrados ou o estado destes (e depois vai pro médico dizendo "não sei o que aconteceu doutor..."). Não lê bulas de remédios nem recomendações proibindo misturas, se auto-medicam tomam um porre e quando reações adversas ocorrem - isso quando não morrem -, correm pro médico desesperados ou enchem o saco da família e de amigos. Não lê manuais de nada, e quando quebra reclama que quebrou. Por sinal, nem lê contratos que assina e depois reclama que assinou velocidade de 2000 de internet e todo mês a velocidade cai pra velocidade 100 mas não leu no contrato antes de assinar que isso ia acontecer por causa de limite de tráfego...

Que o diga, então, exigir do brasileiro ler um blog com características além do simples "ctrl c + ctrl v" que somente reproduzem conteúdo ou piadas de e-mail (e nada contra esses blogs, existem blogs muito bons nesse aspecto, que selecionam muito bem o que vão publicar/copiar... mesmo porque acredito que ninguém copia material ruim além de alguns idiotas). Aliás, me surprende muito em certos casos ter conseguido digitar o endereço do orkut (ou o próprio login) e ter se cadastrado por lá...

Mesmo assim é revoltante, mas ainda assim é estimulante, quando vou abrir os comentários de meu blog e vejo criaturas dessas. É difícil encontrar pessoas com tamanha sinceridade em admitir essa característica bem brasileira. Ou eu deveria lembrar do Congo?

Não vou entrar no mérito de avaliar o blog da criatura, pois provavelmente ele utilizou o manual do Rob Gordon para aumentar a visitação de blogs (leu APENAS porque interessava, por sinal). Aliás, se você quer criar um site e não quer ser reconhecido pelo seu conteúdo e sim pelo que ele mostra, você não tem que ter um blog, você tem que ter um fotolog. Blogs priorizam conteúdo - independente de qual seja -, tanto é que hoje em dia o Google limita a quantidade de fotos que pode colocar nos blogs em 1024mb, mas não limita a quantidade de caracteres. Fotolog limita a quantidade de caracteres, ou seja, você nunca vai encontrar alguém postando coisas longas num fotolog, e mesmo que encontre sempre poderá falar "que foto lekau!!!! XD!!!!". E não conseguindo ler blogs longos, o seu lugar obviamente pode ser encontrado clicando nessa busca que fiz no Google, bastando apenas vir aqui.

Como? Não conhecem o manual do Rob Gordon? Ele está aqui: Aumente as Visitas do Seu Blog em 15 Passos
(obviamente avisado sobre essa cópia pra referência)

Pra finalizar, dedico a você e todos os semelhantes, que fizeram o mesmo em diversos blogs (como vi acontecer diversas vezes) essa humilde canção:


*sempre pensei que um dia usaria esse vídeo pra algo interessante.*

EDIT: Hoje é o dia do BlogDay, e sem querer, entrei num assunto que diz respeito a muitos blogs. =p

28 comentários:

  1. hauhauahuauha
    eu ainda estou rindo pera ai!
    ahauhauhahuah
    Essa é a voz de um blogueiro indignado! Falando em nosso nome.
    E o toque especial da musiquinha arrasou! Olha eu sei como é isso, pois aprecio comentários com conteúdo e sobre o assunto postado ne! É verdade tudo isso que vc disse, tem gente que não para pra ler o que nos blog-autores nos dedicamos a escrever... mas eu estou aqui pra inaugurar o Box de comentários deste post que vai ser muito divertido.
    bjaum

    ResponderExcluir
  2. excelente post, eu frequento pelo menos uns 3 tópicos no orkut sobre "comente no blog acima" acho que é uma grande chance de você mostrar o que você fez para a próxima pessoa que surgir e ter um retorno, infelizmente alguns que aparecem se preocupam mais em postar o seu endereço e não se interessam em ver o assunto do blog anterior para expor um comentário inteligente, comigo já aconteceu das pessoas nem fazerem comentário, uma pena...........

    PS. a músiquinha foi providencial !!!

    ResponderExcluir
  3. Você escreveu tudo o que eu penso!! A gente passa horas escrevendo um post, achando algo interessante pra mostrar, e vc se depara com comentários:
    "Que legal seu blog", ou "Excelente post, parabéns", típico quem nem leu e não tem o que dizer. Vc citou as comunidades de blog que tem tópicos "comente no blog acima", não critico os tópicos, pq acho que é uma maneira de vc divulgar o blog, mas eu simplesmente quando clico num link daqueles e não me interesso pelo assunto tratado no blog, eu aguardo vir algum outro link interessante e daí comento! Por que comentar por obrigação de uma coisa que não gosto, não é comigo. Portanto, assino embaixo de tudo o que você escreveu.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. brother...
    eu ja cancelei 4 blogs por não obter realmente o que eu queria..
    a galera banaliza..
    às vezes dá raiva...
    mas superamos a ignorância alheia!

    pode visitar o meu se quiser
    se não quiser também não visite ^^

    besos.

    ResponderExcluir
  5. APOIADO!!!!!!
    hehehe vc falou "escreveu" firme agora adorei!!! muito chato mesmo, e essa música caiuperfeitamente hehehe!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Putz, que cara de pau do cidadão em dizer que nem leu o post.
    Acho isso uma tremenda falta de respeito. se não lê, nem comenta. Espera outra pessoa postar na comunidade (como foi o caso alí)e se quiser comentar, diga apenas algo construtivo.

    Acho um saco quando comentam assim no meu: Nossa que texto lindo!
    As vezes tô narrando um texto trágico, uma situação triste e vem o sujeito e solta um: hahaha texto muito bom!
    Na boa, se não tem o que dizer fica calado né??

    Gostei da sua postagem de hoje, e assino embaixo!

    ResponderExcluir
  7. Já é o segundo rebento de uma meretriz (para ser educado) que vem aqui escrever esse tipo de coisa, na próxima eu juro que procuro saber quem é o infeliz e corto os pulsos dele pessoalmente para nunca mais ter que escrever bobagem.

    Mudando o assunto, eu estava com uma idéia parecida com essa da teoria do Rob Gordon, depois vou colocá-la em prática aqui no blog.

    ResponderExcluir
  8. Oi..

    Cheguei até aqui pelo Orkut e logicamente como blogueira que respeita o trabalho dos outros, concordo em todos os genêros com vc. Quem leva a sério o trabalho como vc, fica sempre indignado com essas atitudes. Eu vostumo dizer que: quem não quer ler e comentar, deveria ter flogs apenas de fotos, mas, as pessoas inistem em ter e acham que sabem ter..o que é pior.
    Gostei do texto desabafo e assino embaixo.
    Beijos
    Obs.: Esse video é muito engraçado e bom..criatividade pra jogar fora..rsssssss

    ResponderExcluir
  9. Vocês são todos burros!!!!

    Será possível que não entendem que esse tipo de pessoa passou anos treinando desenhar essa frase? Será possível que, do alto de sua criatividade, vocês não conseguem entender o esforço mental e físico que é um analfabeto funcional se expressar e tentar escrever mais do que seu próprio nome?

    Ora bolas!! Porque esse preconceito com esses seres desafortunados que sofrem com paralisia mental?

    Afinal, o trabalho braçal é muito estafante e não permite a sobra de energias para que eles possam gastar com algo tão idiota quanto ler.

    Isso me lembra um citação famosa de um pseudo-intelectual lá de UATI:

    "Excruzivi, o trabalho de equipe é fundamental para a melhoria dos resultados..."

    Seu nome é lendário: Cesare Oasnus.

    Agora, falando sério: Que isso irrita, irrita. É melhor decer o pau no texto do que escrever uma coisa destas. Já tive problemas com imbecis como esse e não me contive: Tive que dar um "sacode", mesmo através de textos. Infelizmente, os pobres não conseguiram replicar. Acho que o texto era muito grande para que lessem.


    PS: Sua meme atrasada foi respondida Dragus. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. ps: Como minha própria parcela de preguiça, fiz o mesmo post em todos os blogs. Afinal, escuto a mesma coisa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ora pois.... como já agradeci lá no texto do Rob (Carta Aberta aos Blogueiros de Merda), passo agor apor aqui para agradecer tbm!!!!

    Inclusive estou pensando em fazer um concurso para elegê-los como nosso porta-voz.... hehehehehehehehehehe

    Muito Obrigado Senhores!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. cara tu é foda... num .. só num texto , você conseguiu colocar tudo que a maioria dos bloggueiros acha... meu deus... muito bom... durmo feliz hj...

    Abrçs

    ResponderExcluir
  13. E aeee.. mano.. obrigado pelo comentario la no nuevaordem.. eh mais ou menos uma HQ mesmo.. estou trabalhando nesse projeto a algum tempo e agora me juntei a dois desenhistas... vamos ver o que vai dar... vou postar mais partes da historia.. se gostou divulga ai.. eehhe e passe sempre la ou pelo menos uma vez por semana... vou manter sempre atual..

    abrs

    ResponderExcluir
  14. Internet tem desses "defeitos" colaterais". São os spammers de blogs. Assim como scrapbooks já foram invadidos por anúncios de festas e produtos pra emagrecer. Esquente não, depois piora. :P

    ResponderExcluir
  15. Alfinetadas, alfinetadas...
    Acho que agora, é mais provavel que você não leia o meu comentário!
    Post realmente intrigante, e eu li até os comentarios. VocÊ realmente soube como chamar a atenção do publico. Sem falar nas críticas ao Brasileiro. ADORO ADORO ADORO!

    Meu blog é novo, e na verdade nem estou o atualizando regularmente.
    Mas vocêé o tipo de visita que eu gostaria de receber!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante esse texto, ele explica td q um cara cm nos espera receber em troca de um texto escrito c muito tempo de reflexao... seu blog e muito bom.
    To comecando agora c meu blog - O Apanhador no Campo de Centeio - vc ate ja foi la, se puder continue aparecendo, tem uma enquete la p escolher o assunto p proximo post.
    FLWS!

    ResponderExcluir
  17. Tb nem li esse texto. Tá muito grande!







    kkkkkkkkkkkkkk! Pow.. é foda. Ese lance de "Comente no Blog acima" que tem no orkut as vezes gera essa situação.

    Uma vez peguei o maior fight com "bloguiero" de um "blog" (que por sinal, vcs linkaram lá na sua lista de blogs amigos) por causa d comentáros deste tipo. E aho q vou fazer um post sobre isso.

    Valeu, boys! I'm hate orkuts motherfuckers!

    ResponderExcluir
  18. Sabe que eu tbém não li...


    huahuahauahuah

    Caraca véio,horrível isso...
    Ótimo post,na verdade foi um desabafo teu...e concordo e assino em baixo,vc falou por todos nós
    Obrigado
    Tafarello
    http://penajaka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Boa pergunta!
    É óbvio, assim como vc mesmo disse, que quem passa um tempão escrevendo um texto legal que exponha suas idéias e sentimentos, espera que as pessoas leiam. REALMENTE leiam, e de preferência digam o que acharam, através de comentários que vão além do "legal seu blog", etc. Agora, eu prefiro não receber comentários a receber uns 20 desse estilo. A todos esses, a música do vídeo acima é uma dedicatória e tanto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Fiz um mega texto pra te responder, mas deu uma falha e apagou tudo. Ainda bem, pois depois que vi que a postagem acima desta e da outra não era sua, mas do NK. Mesmo assim, segui, sem querer, o que ele fala no número 13. Vim agradecer pela postagem lá e também pelas comparações tanto com o Raul Seixas como com Renato Russo. Não me acho digno, mas senti meu ego massageado! Valeu cara. Olha! Li tudo ein! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. É bem por aí que andam as coisas caras.

    ResponderExcluir
  22. Haha, eu cheguei neste post pelo formulário do comentário que deixei anteriormente.

    Concordo plenamente com você. E ainda mais sobre o lance do fotolog. Sempre digo para certos amigos o porque de eu odiar aquilo. E eu nem sabia que é limitado o número de caracteres.

    Bem, é isso.
    Tô com você nessa questão.

    ResponderExcluir
  23. Nem lí.

    Brincadeeeira. Realmente. Se fosse comigo, seria uma sorte imensa o mundo ser virtual, porque se fosse real, eu dava um tapa na cara dele.
    Que raaaaaiva!

    ResponderExcluir
  24. Olha muito bom artigo. É muito verdade o que você escreveu, sofro com comentários ignorantes, mas fazer o que o povo brasileiro tem seu jeitinho em tudo.

    Abraço
    Excelente post

    ResponderExcluir
  25. Ahhhhh...eu li!!
    Li e adorei seu texto. De fato...os que os blogueiros mais querem e preciam são comentários...muiiiiiiiiitos, de preferência.
    O pior que fazem, ao meu ver, é colar aquelas mensagens que não tem nada a ver com o blogueiro, com o texto publicado, e que mandam pra tooooodo mundo!!
    Tenho um blog no spaces live. Somente pra postar minhas pobres poesias...Não tenho tempo nem fôlego como vc, pra um blog assim, feito o su, tão legal e atualizado...Parabéns!!
    Eu volto. Vou colocar o seu blog nos meus favoritos, OK ?
    Um abração!
    Lu...

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.