ICQ, bons tempos... Que voltarão.

Vejamos, você, rapaz esperto, usa a internet há pelo menos cinco anos, já escutou ou ouviu falar do antecessor (no Brasil) do MSN? O ICQ? A lendária florzinha verde representada na figura ao lado foi uma das ferramentas de comunicação online mais populares dos tempos áureos da informática, onde falar "vc", "naum", "tc" e outras coisas tinha um motivo real e não era apenas a manifestação da simples e efadonha preguiça de teclar quando o modo ABNT se popularizou e nossos diálogos passaram a ter acentos. Óbvio, se você não vivenciou a era de MIRCs, BBSs e outras coisas, nem precisa entender do que falo... Mas provavelmente conhecem alguém assim. Foi antes dos Nerds dominarem o mundo e deixarem de ser "trash" pra serem "cools" (claro, quando vc descobre que aquele idiota que sacaneava na escola pode te levar a falência com apenas um clique, você passa a respeitá-lo). =p


O ICQ era um programa muito popular, simples de usar, e com uma interface amigável. Assim como existe hoje o MSNPlus, existia um módulo de personalização chamado de ICQPlus, obviamente vemos a origem de um deles aqui. Juntando os dois módulos era possível personalizar seu ICQ de modo inimaginável, existiam pessoas que conseguiam criar as mais diversas maravilhas com seu ICQ, coisa que hoje em dia é impossível em ambos, tanto no ICQ quanto no MSN (no máximo mudamos cores... e só).

Apesar de opiniões as mais diversas, as versões até hoje preferidas pelos internautas são as 2003 e a 2001 (e outras, conforme visto aqui, e foto do 2001 abaixo e a direita), sendo as demais meio que ignoradas, até mesmo a já tão famosa versão 99b (foto acima e a esquerda), que muitos dos usuários antigos não quiseram migrar para as seguintes nem por cacetadas. Mas tudo que é bom dura pouco, em meados de 2004 o ICQ tenta se aproximar de seu concorrente em escala mundial, a famigerada borboleta. Como resultado lança a mal falada e odiada por muitos versão 4.0, que até hoje muita gente, como eu, possui nojo completo dela.


Mas a merda já estava feita, a Microsoft amparada por uma campanha fortíssima de televisão - com o dinheiro que tinha na época, conseguiu quase tudo, menos burlar a lei dos EUA -, que passou em sua maioria na MTV, conseguiu enfiar pela goela abaixo das pessoas sua borboleta (os comerciais coloco no final do post), mas não nas pessoas formadoras de opinião, que usavam - e algumas usam até hoje. - o ICQ, mas no âmbito geral.

O MSN ganhava do ICQ pela simplicidade e porque já vinha instalado no recém-lançado XP (faz tempo heim), logo, quase qualquer idiota* - mesmo assim, tem gente que até hoje não consegue. - podia se cadastrar na página do MSN, absorver a propaganda embutida no programa e marcar suas baladas com facilidade, sem ter que depender de nenhum nerd arrogante pra compreender ou decorar seu número (depois veio o Skype, e misturou isso, mas é outra história...). Com isso o ICQ, que já havia chutado as próprias bolas com uma bola de ferro ao lançar o 4.0, e no bolo exterminar o ICQPlus (e perdido muita gente por esse mix de erros), foi dilacerado. O maior golpe foi quando os programas de firewall começaram a bloquear o ICQ no trabalho, e as pessoas passaram a utilizar o MSN pra se comunicarem pois naquela época era impossível eliminar o MSN do Windows (isso foi solucionado apenas depois que o MSN se consolidou e por causa do tal processo que Microsoft sofreu anos atrás). Tudo isso, somado ao lançamento do MSN 7.0, culminaram no fim do ICQ, ao menos no Brasil.

Sim, apenas no Brasil.

Lá fora, onde as pessoas não usam programas piratas e sequer precisam de programas ilegais porque os preços são competitivos, o ICQ ainda é usado pela grande maioria. Se duvida, vou colocar um site de downloads que comprova isso, onde podemos ver o ICQ figurando na terceira colocação entre os mais baixados, no caso, o http://www.download.com onde em uma semana o ICQ foi baixado mais de 400.000 vezes. Obviamente isso se deve a versão 5.0 do ICQ, que mesmo sem um ICQPlus ou qualquer outra vantagem, elucidou uma série de problemas que apresentava no 4.0, tornando-se um programa de conversação melhor e mais leve até mesmo que o MSN.

E assim como seu concorrente, também é em português. O que significa que você pode utilizá-lo sem problemas maiores de adaptação (ou readaptação). Pra se cadastrar não precisa ir na página do ICQ pra isso, o programa faz tudo por você, ou seja, você não precisa ir na página do ICQ pra efetuar nada, a não ser que queria fazer algo mais. Você não precisa fazer um novo e-mail só pra usar no ICQ, use o que mais lhe convier e se quiser trocar, troque do jeito que quiser. Quando você faz um ICQ você recebe um número, e esse número é seu, você pode utilizá-lo em qualquer lugar do mundo, seja pelo programa instalado ou diretamente pela sua página online oficial. É, você pode usar o ICQ sem precisar instalar no PC, basta acessar a página do ICQ2Go! (figura ao lado) e navegar.

Outra grande maravilha do ICQ, a maior de todas as sacadas, e que o próprio MSN tenta copiar até hoje mas não consegue, é o modo Invisível. "Aff, mas o MSN posso ficar offiline e falar com os amigos", pensará, e concordarei. Mas no ICQ existe algo além disso, que é a ferramenta que eu mais usava do ICQ, a Visible List. Com ela você pode escolher entre aqueles de sua lista de amigos aqueles que sempre o verão online, de forma que quando estiver online apenas as pessoas que você realmente quer conversar possam te ver ou não te ver. Não precisa ficar offiline e falar com alguém só pra dizer "estou online", o ICQ através da Visible List informa isso a pessoa e você só precisa esperar (ou não) que se a pessoa quiser, ela falará com você.

E para ver o quanto fomos manipulados e não percebemos, ao menos a maioria, coloco agora os vídeos que citei do MSN, que culminaram com a morte do ICQ nas terras tupiniquins...

A Borboleta e o Entregador:


A Borboleta na Biblioteca


E o mais importante, o do MSN Messenger:

A Borboleta e as Baladas


Vocês podem até dizer que são vídeos toscos, mal feitos e até idiotas*, mas se você utiliza, assim como eu, o MSN em suas vidas, bem, eis aí o motivo pelo qual o utiliza... Da próxima vez, pensa muito bem antes de migrar por impulso para algo. =p

A propaganda tem uma força absurda, como pode sentir na pele. É revoltante, eu sei. Ainda mais descobrir que foi por causa desses vídeos que você está hoje sentado no PC curtindo um MSN e fazendo altas firulas pra usar o MSN no Linux (se for seu caso), enquanto poderia estar utilizando uma alternativa ao modo "Bill Gates Way Of Bug, ops, Life."

Agora uns links interessantes, a respeito do ICQ:

Página oficial do ICQ: http://www.icq.com/
ICQ em Português: Download Aqui! \o/
ICQ2Go (ou lite, como era chamado antes): Clique aqui \o/!

O ICQ2Go precisa do Java, para rodar em seu navegador. Pegue o java em http://www.java.com, e também exige que seja cadastrado no ICQ, na própria página do ICQ2go! tem um link apontando para o cadastro, esse feito na página.

* O termo "idiota" pode ser substituído por qualquer classificação existente na língua portuguesa. A intenção não foi de ofender nenhuma pessoa em particular, mesmo porque pessoas (o indivíduo) são inteligentes, mas sociedades são burras e a essa quis ofender. Exemplos clássicos do que falo são vistos todo dia em palanques fazendo discursos, roubando descaradamente, e mesmo assim sendo eleitos pela maioria.



Post realizado sobre efeito de Novalgina e remédios contra gripe... Caí de cama esses últimos três dias, tive altas alucinações (tema do próximo post) mas não poderia deixar de postar aqui. =p

16 comentários:

  1. Esqueceu de dizer outras coisas como: a rede do icq NUNCA caiu (coisa que a do msn vive caindo ou dando falhas); o icq tem suporte a continuar downloads de onde parou (o msn mal consegue passar uma foto); nunca ouvi falar de alguém que nunca recebeu mensagens pelo icq, já no msn, volta e meia aparece aquela mensagem "a mensagem não pode ser entregue".

    O msn só agora permitiu aos seus usuários ficarem em um modo invisível, coisa que o icq desde 1999 já fazia com perfeição. Outra coisa era o sistema de conversa de voz, que no icq era um pouco chato de achar, mas era bem melhor que o do msn, pois não picotava, mesmo em conexão discada.

    O icq mesmo o normal, você podia personalizá-lo bastante, podendo alterar skins, a tela de entrara e todos os sons, já o msn não te deixa fazer nada disso, e nego ainda gosta dessa porcaria.

    ResponderExcluir
  2. Não uso msn nem icq (já usei muito icq no passado) mas hoje, fico meio receoso já que esses programas abrem sua máquina para a visitação pública de quem quiser e tiver um pouquinho de habilidade.
    Quanto as alucinações, espero ansiosamente este post.

    Fiquei assim mês passado, foi uma sema de terror e 15 dias sem voz total. Fiquei um lixo. Melhoras.

    ResponderExcluir
  3. Porra, tempos bons esses... Onde configurava uma combinação de teclas e a janela pulava na minha frente, nada de luzes, nada de janelas abertas, tudo vinha na ordem de chegada. Eu respondia, apertava Enter e pronto, a janela sumia. Isso era ótimo, nada de janelas abertas constantementes para saber o que o outro falou.

    Porra, a invisible list também faz uma falta danada nos tempos de hoje, pois bolinha vermelha quer dizer: "Oi, estou on line e louco pra falar com você".

    É, muita coisa mudou, mas até hoje procuro outros meios para conversar ao invés do MSN. Já não uso o MSN faz uns 5 anos (só em casos excepcionais). No momento estou usando o Jabber com o iChat, ele faz a passagem dos usuários do MSN para o iChat o que me facilita muito a vida, pois não vejo propaganda, não tem aqueles irritantes emoticons e afins...

    Saudade do ICQ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Bem, na época do ICQ eu não tinha computador em casa! Morria de inveja dos meus amigos que passavam horas papeando através deste programa... e eu nem sequer sei que cara ele tinha!
    Quando tive o meu primeiro micro o MSN já estava a mil pelo Brasil...
    Mas para falar a verdade, não tenho muita paciência para bater papinhor virtuais! Prefiro um telefonema, ou encontro ao vivo e a cores! Muito mais interessante!
    Apesar de passar grande parte do meu tempo livre em frente ao computador, não sou muito favorável à substituição das relações interpessoais por máquinas, não!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que vexame!!!

    Nunca mexi com o ICQ, afinal de contas eu não tinha PC mas sim uma enfadonha vida de dona de casa (aff... graças, virou pretérito) e achei que realmente era coisa do passado.

    Qto ao msn me dá muita preguiça mas é uma forma de comunicação que as vezes se torna necessária.

    Melhoras para vc e to curiosa para saber destas alucinações...

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. será que o icq volta?
    gostava muito :)

    ResponderExcluir
  7. Ainda prefiro o msn, acredite.
    Já estou acostum,ando, é mais bonito visualmente e mais fácil de mexer.
    Com o talk então, acho que o ICQ não tem chance nenhuma de voltar.

    ResponderExcluir
  8. Eu não uso Msm,uso ICQ ou skype.
    Na realidade o ICQ é bem popular por aki.

    Como. você comentou no meu blog uma gripe sempre rende reflexões filosóficas.

    rssssss!!!!!!

    Muito bom, o artigo de hoje.


    []s L.Sakssiad

    ResponderExcluir
  9. Bons tempos aqueles do icq.
    Mas o msn tomou conta
    Existe um movimento pela volta do icq

    Belo blog

    ResponderExcluir
  10. eu gostava muito do ICQ mais nossaaaaaaaaaaaa o Msn é bem melhor sahsuasuahsau

    ResponderExcluir
  11. Poutz,que post Gigante,para quem estava com gripe !

    Nunca usei Icq,quando entrei no mundo virtual,jáera msn,e acredito que seja o melhor,apesar da microsolft =P
    A época de ficar horas e horas na frente do pc só para conversar com pessoas do Brasil inteiro,já passou,pelomenos pra mim,que dedico o maior tempo usado na net para o blog.

    Abraço,e melhoras com suas alucinações !

    ResponderExcluir
  12. Já usei muito o ICQ e atualmente não uso nada, nem o MSN, apesar de tê-lo rsrrsrsrs...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. espero que o ICQ volte mesmo, eu adorava o brinquedinho

    ResponderExcluir
  14. Nunca quis sair do ICQ, mas aí todos passaram a usar MSN, e digo TODOS mesmo =P

    Agora também não arredo pé, fico no MSN ¬¬'

    ResponderExcluir
  15. Eu uso o icq quando eu to no linux, ja que o programa de conversação que eu uso abre msn, icq, googletalk, AIM, Gadu-Gadu, GroupWise, irc, jabber, QQ, Simple, Yahoo Messenger e vários outros, todos ao mesmo tempo

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.