Por que não se pode levar o Brasil a sério.

Existem vários que nos fazem pensar que podemos levar nosso país a sério, mas em contra partida, existem alguns outros fatos que nos dizem justamente o oposto, que não se pode levar esse país a sério. Começando por nossa história que claramente nos demonstra que nossa nação não se tornou independente, apenas por que assim D. Pedro II o quis, mas houve por trás disso uma série de interesses econômicos e políticos por trás disso.

Outra coisa que pode ser citada aqui é a nossa maravilhosa constituição, repleta de furos, com leis que se auto contradizem e com mais brechas do que qualquer outra coisa, ela só serve para beneficiar aqueles que podem lucrar alguma coisa em cima do sistema, ou seja, os poderosos de nossa nação. Nosso código penal também é outra maravilha, permite que alguém que comete crime hediondo, saia em liberdade após cumpri uma parte ínfima da pena, ou até mesmo cumprir a pena em regime aberto, por conta dessas mesmas brechas, enquanto alguém que comete um delito pequeno, fica anos apodrecendo na cadeia. Isso sem falar das péssimas condições do nosso sistema carcerário, que permite aos seus "acolhidos" terem mais regalias e segurança, do que um cidadão d bem que trabalha e paga seus impostos.

Falar de educação por aqui é como contar uma piada de muito mal gosto, pois o ensino público está jogado as traças e cada vez mais vemos ele ser sucateado. Já não bastasse os constantes cortes no currículo escolar e a diminuição da carga horária aos estudantes, alguém decide que a média de avaliação seja diminuída e em alguns casos, haja até aprovação automática (como acontece aqui no Rio), para simplesmente diminuir a evasão escolar e os indicies de desaprovação, ou seja, mais uma vez vemos que quantidade vale mais do que qualidade. O ensino superior público no país, que ainda é o melhor da América Latina, também está sendo sucateado aos poucos, a falta de incentivo e a constante criação de cotas, está acabando com uma das poucas coisas públicas boas nesse país.

A saúde é caso sério, trabalho nela e sei a importância que os governos municipais dão a ela, imaginem então os estaduais e o federal... Digo isso pois vejo de porto o descaso com os profissionais da área, a falta de materiais básicos, a falta de preparo de diversos profissionais e profissionais completamente inaptos para lidar com o público carente a quem deveriam atender. Sem falar do salário que é uma vergonha, levando em consideração o custo de vida de nosso país e a carga tributária que impulsiona o preço dos produtos a níveis astronômicos. Mas não é preciso trabalhar nessa área para ver como a coisa está, pois todo o dia, vemos nos jornais hospitais lotados, em péssimas condições, falta de profissionais, pacientes largados em macas e esquecidos nos corredores.

Segurança só existe para quem pode pagar por ela, ou por quem está preso, sim, pois como disse acima, quem está preso tem muito mais segurança, do quem quem está "livre". A situação está ficando cada dia pior e a culpa não é da polícia, mas sim dos governos, sejam municipais ou estaduais, que não dão o valor devido aos profissionais da área, que vivem com salários baixos e equipamento obsoleto e em más condições.

Por fim, temos que aturar cada dia na televisão cenas como a dança da pizza, absolvição de políticos corruptos, dinheiro na cueca, festa em ovação a traficantes, ou a policiais corruptos que são libertos. Com tanta coisa assim, não sei como alguém ainda se choca com alguma coisa desse tipo nesse país, muito menos como alguém ainda acha que ele pode ser levado a sério.

13 comentários:

  1. O Brasil tem uma das Constituições mais maravilhosas do mundo, porém não é respeitada.

    Educação e saúde preciso nem falar nada; não sei qual é pior.

    o br ta uma vergonha, mas ainda assim acredito nele - pena que só vou poder ver o meu BRASIL na próxima encarnação, das

    www.doyouknowhatimean.blogspot.com

    bjao

    ResponderExcluir
  2. O mais engraçado é que sabemos de tudo isso e não basta saber...o estranho é q mesmo com a população "revoltada" com isso nada muda, não temos o poder de nada...estamos todos dominados...e somos obrigados a sentar e assistir a tudo isso...

    ResponderExcluir
  3. Cara, sinto em você uma certa desesperança. Compreendo que é frustrante viver num país onde as pessoas não estão nem aí para nada. Um lugar onde os políticos fazem o que fazem e continuam a receberem votos expressivos e a serem idolatrados por idiotas descerebrados. Mas, se nós desistirmos, como será o futuro? afinal, para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. achei o texto grande no começo, mas bah...
    se for falar "por que não dá pra levar o brasil a sério"
    tem tanta coisa que um texto enorme seria o mínimo
    muah, odeio o brasil >)

    :|

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu já reclamei tanto, mas tanto do Brasil, do sistema, da corrupção...

    Nem sei o que comentar...

    ResponderExcluir
  6. Tem um desenho lá no blog do kemp (http://lactobacilom.blogspot.com/) que diz tudo.

    Brasil, o país dos tributos.

    =P

    ResponderExcluir
  7. o brasil acabou e ninguem sabe hehehe

    ResponderExcluir
  8. Bom,primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns,pois gostei da visão apresentada no seu blog...Há muito também penso nisso,porém,creio que não podemos esperar mais de um país em que a "liberdade" foi comprada pela burguesia...realmente,creio que gente como nós e como muitos trabalhadores não conseguem levar o país e suas leis a sério...tenho a imprensão que o Brasil não foi feito para nós e, por isso tenho tb a imprensão dele não ter dado certo,mas em compensação,para elite brasileira,esse país deu muuuito certo!Principalmente para os políticos!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ahhh!

    Tem aluno na 5º série do fundamental que NÃO SABE LER!!!! ¬¬ Acho que ninguém nem se surpreende mais com isso...

    ResponderExcluir
  10. Realmente é difícil levar a sério um país como o nosso.
    Trabalhei em hospital e percebi claramente o descaso, mesmo sendo um hospital de renome.
    A questão da educação agente vê por ai o resultado, muita gente analfabeta ou semi-analfabeta, falta de professores e falta de interesse do governo.
    Parece-me que manter o povo "burro" é melhor pra eles, fica fácil continuar as falcatruas.
    Pode parecer piada, mas eu ainda acho que o nosso país tem jeito, precisa mudar muita coisa, mas acho que tem como mudar.

    ResponderExcluir
  11. hmmm.. que pena! vc não leva o país a sério, e por causa disso o país não te leva a sério também! =)
    sinto muito mas eh a verdade! eh a lei da semeadura!
    o brasil tá ruim? que pena! quem o fez ficar ruim?
    criticar e dizer que odeia o pais por ele nao ser de primeiro mundo é fácil, difícil é ser gente o suficiente e mudar o pais com as suas virtudes!
    quer justiça no país? td bem, mas antes faça a sua justiça própria!
    quer paz nas ruas? então ande em paz com todos os homens!
    quer que tenhamos compaixão para com os outros? então deixe de lado aquilo que te dá prazer e vai ler a Bíblia! ;p

    ResponderExcluir
  12. e cmo tudo nessa vida é em volta do deus dinheiro, tudo que as pessoas façam nessa vida é por causa dele... nada mais que isso...

    ResponderExcluir
  13. E na maioria das vezes que eu entro aqui, o melhor comentario que eu consigo pensar é o "vergonha de ser brasileiro"..

    ://

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.