Vitória da Corrupção: A CPMF Acaba.


Ontem em mais uma demonstração do poder que a mídia marrom exerce sobre o povo e os políticos o único imposto que afetava mais os ricos que os pobres acabou.

Ao invés de realizarem uma reforma tributária optaram pelo caminho que a Rede Globo e seus cupinchas enfiaram na mente de todos contra o único imposto a prova de corrupção.

Ao invés das emissoras de televisão lutarem pela unificação das regras do ICMS, pela redução de barreiras tributárias e de um sem número de uma cadeia de impostos que tolhe o crescimento nacional e permite uma disseminação sem fim de sonegadores e fiscais corruptos... A televisão combate justamente o imposto a prova de corrupção.

Pensem, apesar de tudo que dizem sobre o CPMF, se abrirem suas contas de telefone verão quatro letras que são mais danosas que a primeira: ICMS. Abram, vejam o percentual que é repassado a você, e pensem: oi que dói mais, 0s 0,38% do CPMF ou a alíquota em cima do telefone?

E veja bem, o ICMS é cobrado em qualquer lugar, em toda a cadeia de produção de qualquer coisa até chegar em sua mão... Mesmo porque qualquer coisa demanda o uso de energia, e a energia tem cobrança de ICMS.

E acham que esse imposto, que rouba muito mais do que afirmavam os combatentes da CPMF, vai acabar? Claro que não. ICMS é moeda de troca dos estados, por ser um imposto regulado pelos estados e não pela união, ele permite que São Paulo e Manaus disputem uma mesma indústria em CPMF e geram distorções em cima de isenção de impostos que prejudicam o estado que os abriga para quando a isenção termine a indústria simplesmente abandone o estado que passará a cobrar e migre para outro, azar dos trabalhadores que serão demitidos no processo, da cidade em torno e da fábrica que será abandonada e fatalmente se transformará em mais uma favela.

Enquanto o CPMF era um imposto que afetava apenas quem tem conta em banco e faz movimentação bancária. Só paga muito CPMF quem tem muito, quem tem pouco ou quase nada geralmente guarda no pote de sorvete. Tarifas bancárias são MUITO mais caras em um mês do que a taxa de CPMF de uma pessoa que recebe 1000,00 reais por exemplo. É só pesquisar e vai ver.

Sem contar que existia a ferramenta de combate a corrupção na qual o CPMF havia se tornado e que estava pegando grandes e pequenos sonegadores apenas pela movimentação bancária. E é uma verdade, desde que a CPMF foi implementada, nunca se sonegou tão pouco imposto de renda e nunca a malha fina pegou tantos espertos. Até mesmo em minha família tive gente pega pela malha fina por causa da movimentação bancária, quando os dados de CPMF cruzam com os declarados.

Obviamente a elite tucana, que detém o controle dos bancos, dinheiro e tudo o mais, e grandes emissoras da mídia não se interessam por um imposto que as impede de pagar o por fora. Vejam a Globo, que todos curtem chutar e não é a toa. Os funcionários mais bem pagos da emissora não são funcionários. São prestadores de serviço, registrados como tudo menos funcionários. Isso joga para eles determinadas obrigações fiscais e elimina direitos trabalhistas. E antes da CPMF grande parte das negociatas eram pagas por fora, vindo a grana de agências de publicidade até os contratados em um esquema que faria Marcos Valério parecer um santo.

Aliás, esse foi o erro dele, e por isso foi pego. Ele tentou criar o mesmo esquema dentro dos governos, e a ninguém interessa isso, pois ele estava ganhando muito e os caciques partidários pouco. Foi cortado do esquema político depois de usado, e muito bem usado. Hoje em dia é vilão de uma história que não começou com ele, como se por acaso os políticos - e nisso incluo a "santa" oposição. - fossem crianças que fizeram besteira e fica por isso mesmo.

E fica mesmo, vejam Renan Calheiros. Não largou a poltrona e agora nem vai sair do senado, está fortalecido. Derrubou a mídia e nas próximas eleições para senador será reeleito por um motivo simples: o povo esquece fatos, mas não nomes. Ele, o povo, sempre se lembrará do nome "Renan Calheiros", mas jamais lembrará do porquê. E na hora de votar isso se refletirá, ainda mais que ele não pertence ao colégio eleitoral que mais o acusou, o da região sudeste, logo, de nada adiantam acusar o homem se ele será eleito por algum estado do nordeste.

Voltando a falar do CPMF, para quem não leu tudo, mas ainda assim curte dar uma espiada no tema para quando for discutir sobre isso em redação de vestibular, vou colocar os argumentos a favor, e entendam, eu não sou a favor de mais um imposto, mas se era para ELIMINAR um, que eliminassem CERTO.

Motivos pelos quais defendia a CPMF:
1- Incorruptível: Você não pode corromper o imposto, não existe como dar caixa 2 para computador... ainda.
2- Transparente: com o software dos bancos e possível gerar relatórios que permitam a qualquer orgão fiscalizar de modo impessoal a movimentação dos bancos e o que acontece.
3- Afeta os ricos mais diretamente que Imposto de Renda: Você pode carregar dinheiro na cueca, mas tenta enfiar 1.000.000 na cueca! Não dá... Você precisa passar por um banco para levar seu dinheiro aos paraísos fiscais.
4- Serve de instrumento de fiscalização: Sonegar fica difícil, afinal de contas, como cruzar dados de alguém que pagava 380,00 reais de CPMF por mês e declarava que ganhava apenas um salário de 1.000,00 reais?
5- Os verdadeiramente pobres não são afetados: Havia isenção pela poupança, e se você tem pouco dinheiro vai guardar em casa, não no banco.
6- Tarifas bancárias são mais caras, juros idem: Confere o quanto custa uma conta corrente e fazer mais saques que os necessários. Vai em um banco 24horas e saca 10,00 reais pro ônibus e vê 0 quanto te cobram.
7- Existem impostos mais injustos: ICMS, Contribuição sobre o Lucro, Barreiras alfandegárias que favorecem determinados produtos em detrimento de nacionais de qualidade inferior, etc.

Em suma, se queriam acabar com impostos, que fizessem a Reforma Tributária.

O que fizeram, em um mês marcado pelo natal foi enrolar e aparecer para a mídia em um mês onde as pessoas querem é esquecer deles.

Sabiam que por causa do circo da CPMF o congresso vai ganhar mais porque precisam votar em extrema urgência o orçamento de 2008? É que chegou o período de férias festivas deles... E para trabalhar recebem mais, eles e toda a cadeia de funcionalismo ligada ao poder legislativo.

Agora, ano que vem, o fim da CPMF se refletirá e quando ocorrerem as eleições de 2010 já prevejo um FHC - um dos pais do imposto - e Serra culpando Lula porque ele deixou o CPMF acabar... Obviamente, se algo der errado. E eles torcem para que dê, afinal de contas, com o dinheiro que possuem vão embora - de novo - do Brasil... E esperam melhorar no conforto de seus lares na europa ou nos EUA.

22 comentários:

  1. Olá!
    Realmente era um imposto incorruptível. Como os impostos serão reajustados positivamente, a sonegação vai ser mais freqüente.
    Abraços!

    www.gabrielcalegari.com

    ResponderExcluir
  2. FHC, Lula... qualquer novo político que entrar vai falar mal do anterior. Política, impostos... esse país não tem jeito mesmo.

    www.ooohay.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Reforma tributária?

    ô meu filho, em que país você acha que está?

    Eu assistia esse circo todo, já sabendo qual seria o final do espetáculo. =/
    A política brasileira é tão previsível quanto nojenta.

    mas é sempre bom conferir a posição dos votantes, afinal nossos 'representantes' devem ser lembrados também pelos seus feitos:

    http://narizdepalhaco.com.br/

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Aline, você leu o post todo? Principalmente o trecho onde digo: "O que fizeram, em um mês marcado pelo natal foi enrolar e aparecer para a mídia em um mês onde as pessoas querem é esquecer deles."

    Acredita que eles fizeram isso por caridade quem é idiota.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado é que o PT só descobriu que a CPMF era imprescindível quando tornou-se governo, né? São todos farinha do mesmo saco, cumpadre. Ali não presta ninguém.

    ResponderExcluir
  6. Bom...

    Eu concordo com algumas coisas do seu texto e de outras eu discordo...
    Lógico que a mídia tem muito poder, mas eu acho que a gente tem que tomar cuidado na hora de julgar o tamanho dele. Afinal, casos como o do Brizola ter sido eleito governador do Rio em 82, apesar do bombardeio de calúnias por parte da Globo, surgem, apesar de raramente, para provar o contrário. E olha que naquela época tinha mais censura.
    Mas não quero dizer com isso que os brasileiros não são manipulados.

    Enfim, eu ia ter que entrar numa discussão meio longa e tô com preguiça agora...entrei aqui para agradecer pelo seu comment, mas vi a sua singela mensagem ali em cima e resolvi expressar minha opinião =)



    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. O que eu acho realmente ridículo, são os parlamentares votarem em questões desta importância na base da negociação entre eles. Vêem se podem ganhar apoio no futuro aí votam a favor ou contra! Interesseiro! É um absurdo esta Democracia Representativa!

    http://oficioliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. É amigo Drago.
    É uma pena que no Brazil tenha tão poucos Brazileiros com sua visão correta dos fatos como vc...
    A cada texto seu ha um clamor para a consciência coletiva deste povo...

    []s L.Sakssida

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu nunca tinha visto a CPMF por esse angulo...
    E como tenho comércio sei muito bem a ladroeira que são os impostos combrados em tudo, logo será no ar que respiramos e nas palavras que não dizemos... aquelas que apenas sonhamos.

    ResponderExcluir
  10. Cara sinceramente eu naõ entendo nda disso
    mas legal vc expor seu moddo de pensar desse jeito

    xD

    bjO

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que devíamos todos abandonar o Brasil e ir pra Paris.
    Já cansei desse país.
    Meu patriotismo foi pro ralo faz tempo...

    ResponderExcluir
  12. Mas pobre também paga, e bastante a CPMF, através de todos produtos comprados. Comida, carro, gasolina...

    Resta saber se eles irão abater o preço dos produtos agora, pois se continuar igual, sim, será uma vitória da corrupção.

    ResponderExcluir
  13. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u354788.shtml

    Olha isso. Eu sempre disse que era velado. Escrevi sobre isso. Parece um pacto. O governo tinha que perder. O país é que se foda.

    ResponderExcluir
  14. Curiosamente, fiz um post semelhante lá no Visão. A oposição na realidade agiu apenas para ser uma moeda política visando futuros benefícios. Inclusive, poucas horas depois de recusar a CPMF a própria oposição diz que pode apresentar um novo imposto semelhante (Notícia da FOLHA).

    O que é mais incrível é que a própria mídia revela o problema, ontem ao aclamar a "economia" que as pessoas fariam com o fim do trib uto, a Globo deu os números:

    Se vc ganha 1000,00, economizará 49,00 reais por ano.

    Se vc ganha 5000,00, 247,00

    Ou seja, quanto mais vc ganha, mais benefício teve com o fim do imposto. Logo, a justiça foi feita (para os ricos).

    Se vc sonega, agora está liberado...

    Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Nã fique Triste estou lhe dando uma notícia em primeira mão.
    Jimmy Page tem uma ONG para crianças carentes aí no Brazil e o Zap fai fazer um show no Brazil em 2008 isso é fato e não especulação.
    Talvez seja o show de revellion de 2008 com Mandela e Queen.
    Nada está fechado ainda.
    Mas Zap vai ao Brazil em 2008

    []s L.Sakssida

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que devíamos todos abandonar o Brasil e ir pra Paris.
    Já cansei desse país.
    Meu patriotismo foi pro ralo faz tempo...

    Perdoa eu não comentar sobre o foco do tema. Mas não pude dexar de ler isso.

    Sinceramente, são atitudes como essa que afundam o brasil. Não critico essa forma de agir, pensar. Mas vejo que pra querer mudar, deve-se antes não abandonar uo sentimento pelo seu país, seja ele como for.


    Em relação a CPMF.
    É a contastação o obvio: Nada vem de graça e a CPMF era apenas um agente para consolidar esse clichê. Agora entendamos como quiser.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. hueauhueahueau

    Essa imagem fico hilaria...

    Foi um ponto de vista bem legal..

    Parabéns pela criatividade

    ResponderExcluir
  18. Bom não acho tanto que a culpa é da Globo. Acho que é a culpa maior é que nesse país ninguém sabe quem é oposição e quem é situação, quem é direita e quem é esquerda. Os tucanos criaram e a CPMF e pra acabr com o Lula, derrubaram ela. Eu sou formado em direito, já passei no exame da ordem, e pretendo fazer pós em Tributario, e por isso posso dizer que o post quanto a parte dos tributos está muito bem escrita. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Demorou, mas enfim encontrei um blog que fala de política de forma sensata.

    Ricardo, sabe o que é pior? É que muito só vê o superficial da coisa, não se aprofunda na notícia. São ingênuos ao ponto de achar que a oposição é besta, que eles querem o bem dos cidadãos. É de fazer rir.

    A oposição ferrou a eles mesmos com isso, afinal, até o governo de São Paulo e Minas Gerais defendiam veladamente a CPMF. E depois disso o que acontece? As manchestes estampam que a oposição acena com o retorno da CPMF, é claro, quando eles assumirem, coisa que vai demorar uns dois mandatos ainda.

    Ricardo, entre no site do Ministério da Saúde, dê uma olhada no PAC - Saúde, que vai perder com a brincadeira, R$ 24 bilhões. E o pior, somos obrigados a aturar, daqui até o fim do mandato, que o governo vai cortar verbas da oposição por conta da CPMF. Tudo agora, que eles não conseguirem será por conta da CPMF que foi barrada. E aí a Globo e a Veja, meu amigo, não preciso nem terminar, né. Com a Veja não me importo, só leio a Carta Capital. Já a Globo é foda não ser atingido por ela...

    Pra terminar, acerca da reforma tributária, a um projeto muito bom de unificação dos imposto com a reforma. E isto, sem dúvida, vai acabar com a farra fiscal do ICMS.

    Bom blog, abraços, Fernando.

    P.S.: só por acaso, encontrei seu blog na comunidade "Eu Tenho um Blog".

    http://colunafantasma.blog.terra.com.br/

    ResponderExcluir
  20. hummm... meu conhecimento não chega a tanto para poder comentar sobre o imposto...
    o máximo que posso dizer é que , não ganho tão bem assim ..... e todo mês, o CPMF pesava no meu orçamento... enquanto que os benefícios nunca me chegaram!!!
    NUNCA!

    ResponderExcluir
  21. q q é CPMF?
    Como diz meu amigo:CPMF é CesPodemMeFerrar

    ResponderExcluir
  22. Cara... Essa é uma verba que o governo deixa de roubar do contribuinte. É ridiculo imaginar que um país com a carga tributária do tamonha da nossa não tenh averba para satisfazer as necessidades dos diversos setores publicos. Tem que por a CPMF no pau sim

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.