[Denúncia] Praça XV, o abandono.

Esse ano acontecerão as eleições para prefeito, fato.

E em minha cidade existia um prefeito que até conseguir um determinado evento (o tal do Pan) era um modelo de administração e organização. Toda a cidade funcionava, ruas estavam asfaltadas, obras aconteciam transformando ruas até então caóticas em algo no mínimo "bonito", havia por sua parte uma preocupação aparentemente sincera com o bem estar do povo.

Até que o mundo deu voltas e a roda da vida girou... César Maia, até então tido como um ótimo prefeito (e que exceto por um hiato de quatro anos se manteve firme e forte no poder do Rio de Janeiro há anos) foi tomado por um torpor mental ou alguma espécie de decepção insana e o que era vinho virou água e o que era água virou esgoto.

A cidade ganhou o Pan e enquanto isso César Maia e Garotinho travavam uma guerra de salsichas que sucateou a cidade do Rio. Como resultado o Pan quase foi um fracasso e não fosse auxílio federal e o desespero de Sérgio Cabral o Pan não teria acontecido... Mas o que era ruim ficou pior.

Seja por falta de verbas para a conclusão das obras do Pan ou por causa da lei de Responsabilidade Fiscal e suas armadilhas, aparentemente o prefeito nitidamente transferiu verbas dos demais setores (educação, saúde e conservação, por exemplo) para financiar as obras hoje concluídas e abandonadas dos complexos esportivos do Pan. Concluiu as obras, o Pan aconteceu e a cidade perdeu mais do que ganhou.

Hoje, depois do pseudo-evento as ruas do Rio de Janeiro parecem um queijo suíço, as favelas assumiram proporções gigantescas ao ponto de as próprias não gostarem delas mesmas, uma epidemia de dengue acontece e uma série de problemas acontece...

Mas porque dizer isso? Para lembrar que precisamos votar melhor e que nem sempre retrospecto quer dizer muita coisa... E ainda mais: se você não gosta de Lula ou do PT saiba que César Maia é do DEM(ocratas), ou ex-PFL, um partido da oposição a situação federal, basicamente uma faca de dois gumes, portanto, quando for avaliar as coisas em sua cidade, mesmo que não moremos no mesmo lugar, considere dos candidatos mais o passado político do mesmo, suas propostas e o apoio que ele pode conseguir.

Agora o que verão são as fotos que retirei com a câmera de desfocar do meu celular, foram tiradas no dia 26/04/08, durante o dia e mostram o estado até perigoso em que se encontram as escadas rolantes do mergulhão da Praça XV(*). Provavelmente em algum momento futuro (futuro dos mais longos) ou serão interditadas ou simplesmente cairão sobre a cabeça de algum cidadão (isso se o cidadão não estiver sobre e não sob)... E de bônus uma foto de um foco da Dengue em pleno centro da cidade, com vídeo inclusive onde com certo esforço se vê as borbulhas das larvas se movimentando felizes...

Foto da base inferior, vejam o tom alaranjado
(a cor símbolo do Prefeito).

Outra foto, dessa vez pode ver o estado geral
e até o das pilastras que sustentam o mergulhão.

Desfoque com detalhe para os lados,
onde existe mais do tom laranja.

A escada, vista de outro ângulo, completamente depredada
(mas isso não é culpa do Prefeito, é do povo)

Um bloco de pedra solto onde pessoas podem cair,
a água podre e foco da dengue, e a ausência
da grade de proteção roubada pelo povo.


E agora, o vídeo:


Dessas fotos ficam algumas constatações:
- A cidade como um todo está abandonada, que o diga o estado;
- O povo do Rio de Janeiro merece cada bala perdida, cada dengue e cada desgraça, quando não erra votando em Garotinhos o faz vandalizando as ruas, roubando cabos telefônicos e roubando qualquer coisa que consigam, ou não, carregar;
- Não existe esquerda ou direita, existe apenas mudam a cor da camisa no fundo é a mesma corja;

E você, vai votar em alguém esse ano? Já se perguntou "por quê" escolheu esse voto?

(*) Pra quem não conhece: O mergulhão da Praça XV se localiza no centro do Rio de Janeiro e compreende parte do centro histórico-cultural da cidade. Foi reformado completamente anos atrás e a rua que dividia a praça foi colocada abaixo do nível do mar (por isso o nome mergulhão) e um dos mimos do Prefeito da época (o mesmo César Maia) foi a instalação de escadas rolantes, essa que aparece nas fotos é uma delas, e uma das que está em melhor estado.

2 comentários:

  1. Cesar Maia mostra a verdadeira face do político brasileiro nesses últimos dias de sua administração. Como não pode mais candidatar-se a reeleição e sabe que seu próprio candidato não "vai arrumar nada", deixa a cidade ao "Deus dará" e o povo que se vire.

    Cabe a nós eleitores cariocas entendermos que ele nunca mais deve ser eleito nem para síndico de depósito.

    Eleitor: Faça a sua parte e elimine Cesar Maia da política carioca.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, cara aqui tb tem dengue, mas o pessoal se esforça para nao deixar acumular água, e quase sempre, toda semana, ou duas vezes por mês, passa alguém monitorando se estamos fazendo tudo certo, claro minha cidade não chega em numero de habitantes nao ao numero de habitantes de uma favela do RJ, mas de qualquer forma é so se organizar. Não sei para que por escada rolante, é tao dificil subir e descer escada? alias melhor desviar destas escadas, pq nao sei o q eh pior estar sobre ou sob ela qndo esta cair. e por fim não acho que a população no geral mereça todos estes males, mas ela é a grande responsavel por deixar que isto aconteça..

    beijao

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.