O brasileiro e o peixe dourado.


Existe um mito que diz que o peixe dourado (aquele que muita gente tem em aquários) tem uma memória de apenas trinta (30) segundos. Em um programa exibido por emissora veiculada através de tv paga, os apresentadores comprovaram que o peixe dourado tem uma memória muito maior do que se imaginava.

Outro ser que também é conhecido por sua memória curta é o brasileiro, esse ser pitoresco habitante da América do Sul, tem como característica marcante a parca duração de sua memória, que costuma durar apenas algumas poucas semanas, em alguns casos mais raros, alguns meses.

Talvez algum que estejam me lendo agora possam até discordar de mim, mas vamos fazer um pequeno teste para ver como anda a sua memória:
- Atualmente toda a imprensa está dando uma cobertura excessiva ao caso da menina Isabela, falecida há algumas semanas. Antes desse caso se tornar notícia e mania nacional, que outro assunto estava tomando conta da mídia?
- Quem é o empresário dono de uma construtora que teve um prédio que desabou no Rio de Janeiro?
- Quem foram os dois principais ministros envolvidos no escândalo dos cartões corporativos?

E então? Lembrou de pelo menos um assunto relacionado acima? Talvez lembre de algum, pois um e bem recente, já outro é um pouco antigo e o último embora não seja nem tão antigo, nem tão recente, duvido que muitos se lembrem.


O primeiro assunto em questão era a "dengue". Antes do caso Isabela ganhar uma cobertura excessivamente desnecessária, a dengue estava com um amplo espaço na mídia. A histeria e o excesso de informação errada fizeram com que um problema que facilmente poderia ser resolvido (como já foi em outras épocas), se tornasse um grave problema na saúde do estado do Rio de Janeiro. Mas com havia dito ao Dragus anteriormente, alguma coisa viria para solucionar magicamente esse problema, ou uma solução concreta, ou simplesmente outro tipo de doença fazendo milhares de pessoas irem até os hospitais, mas não a dengue. Porém o que tomou seu lugar na mídia foi a morte da menina que foi jogada de um prédio, mas por que justamente esse caso obteve tanta atenção da mídia?

Na mesma semana uma menina morreu em circunstâncias semelhantes, a diferença entre ela e Isabela, era que sua família era uma família não muito abastada. Agora eu lhes pergunto, Por que justamente o caso da menina Isabela teve tanta exposição assim? E o que aconteceu com a dengue? A epidemia acabou?


O segundo que perguntei foi sobre o caso de um empresário dono de uma construtora... O elemento em questão era o também deputado federal Sérgio Naya, lembram dele? Acho que não preciso me alongar muito falando dele ou o que ele fez, mas por acaso alguém sabe por onde ele anda e o que está fazendo? E as vítimas do desabamento já foram devidamente indenizadas?


E por último um caso que ficou na boca do povo e ainda serve de inspiração para algumas piadas, o tal escândalo dos cartões corporativos, lembra quem foram os envolvidos? Foram os ministros da Igualdade Social e o ministro da Pesca. A mídia falou, atacou o PT e tudo o mais, mas o que pouco se falou é que em São Paulo também foi descoberto um rombo ocasionado por mal uso de cartões corporativos. Tal fato se deu dentro do partido que governa o estado de São Paulo, e quem é que governa mesmo aquele estado? Por que a mídia nem se deu ao trabalho de noticiar tal coisa? Por que ninguém quis sequer tentar abrir uma CPI para apurar o fato?

Esses são apenas alguns pequenos fatos que talvez muita gente nem se lembre direito, mais pelo fato de a mídia brasileira sempre encontrar uma nova notícia para abafar algum assunto que realmente interesse e que realmente mereça atenção. Essa estória da Isabela mesmo, a imprensa vai arrumar outra coisa mais interessante para falar (se bem que acho que já arrumou) e logo, ninguém mais vai se lembrar do assunto, da mesma forma como ninguém mais lembra do que aconteceu com o menino João Hélio aqui no Rio, assim como também não se lembram mais da epidemia de febre amarela e de tantos outros casos...

Fontes:
- Foto do Peixe: http://www.conteudoanimal.com.br, obtida via Google.

13 comentários:

  1. Poxa.... fica a dica então... Deixe o preconceito e assista. E depois me diga o que achou!

    Sobre o seu post, vou te dizer q eu tenho de 30 segundos de memória. Mas pro incrivel que pareça eu me lembrei da dengue (*só da dengue) e o post fica pra pensar

    =)

    Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  2. Oi lindo, como vai?
    Pois é...
    O brasileiro, tm boa memória, sim.
    Pergunta pra massa:
    - Quantas vezes o time foi campeão.
    - Qual escola de samba foi campeã.
    - Qual o preço ca cerveja.

    O Brasil, é visto assim, lá fora.
    Basta ver que, é só chegar uma celebridade (um gringo), que mandam uma comitiva de mulatas, vestidas com suas fantasias do último carnaval.
    Ôpa!!
    Eu disse vestida?

    Mas, é isso... depois querem que seja um país de primeiro mundo.

    Excelente post.

    Beijokinhas
    Vassourando

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que o brasileiro tenha memória curta. O brasileiro tem memória conveniente e funcional.... ou seja, só lembra o que lhe interessa, ou lhe convém...
    Todo mundo lembra do chilique do Ronaldo na copa da França, do confisco de dinheiro do collor, do Fred Mercury cantando Love of my life no Rock n' Rio...

    De útil?... bom.. tem que ser útil memória?

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o comentarista Marcelo... brasileiro tem memória para o que interessa a ele. O problema são seus interesses.

    Brasileiro perde tempo demais com coisas que não lhe dizem respeito e ainda, que não modificam em nada sua vida.

    Esse negócio da mídia me lembra muito a propaganda da Tostines: é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? A mídia vende esse tipo de informação porque existem compradores ou pessoas compram a história porque a mídia vende?

    É nesse ponto que a porca torce o rabo. A mídia não "encontra nova notícia para abafar assunto que realmente interesse" : interessa a quem, cara pálida?

    Ao brasileiro(a grande maioria) interessa, BBBundas, novelas trágicas, fenômenos e seus travecos, copa do mundo, cerveja, futebol, etc etc etc.

    O resto... como a palavra mesmo diz, é RESTO.

    ResponderExcluir
  5. realmente, eu tb penso em tdo q vc falou, e apesar de muitos destes fatos nao estarem na mídia, ainda estao no Brasil, e a população sofre com isso, e todo mundo fica comentando e tals, e ninguem faz nada, eu particularmente nao faço nada, entao nem posso julgar mto, nem falar sobre o caso..

    beijos

    ResponderExcluir
  6. A grande realidade, é que a memória do brasileiro não passa da manchete. e mesmo assim só da metade superior da primeira página do jornal (aquela que fica em exposição nas bancas).

    Esse falso conformismo de nossa nação é o responsável por todos os nossos males. Pois é, na realidade, comodismo e egoísmo, uma mistura explosiva para a corrupção e a ladroagem.

    ResponderExcluir
  7. É, PK, estas tuas provas são irrefutáveis. Garanto que nenhum cientista no mundo é capaz de comprovar que a memória do brasileiro é maior do que aparenta...

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Por favor mencionar que a foto do kinguio foi retirado do site www.conteudoanimal.com.br

    obrigado

    ResponderExcluir
  9. olha eu tenho 8 peixes dourados e eu não esqueso de nada pra mim isso e um mito indiota parece que vcs são contra os dourados.A eu lebro do natal passado,do meu aniversario,etc...A esse isso foi noticia de verdade pode esquesendo eu odeio gente que odeia os dourados . Não se chama dourados chama kinguios.Eu nunca mais vou ver isso.thau.para sempre.

    ResponderExcluir
  10. olha eu tenho 8 peixes dourados e eu não esqueso de nada pra mim isso e um mito indiota parece que vcs são contra os dourados.A eu lebro do natal passado,do meu aniversario,etc...A esse isso foi noticia de verdade pode esquesendo eu odeio gente que odeia os dourados . Não se chama dourados chama kinguios.Eu nunca mais vou ver isso.thau.para sempre.

    ResponderExcluir
  11. olha eu tenho 8 peixes dourados e eu não esqueso de nada pra mim isso e um mito indiota parece que vcs são contra os dourados.A eu lebro do natal passado,do meu aniversario,etc...A esse isso foi noticia de verdade pode esquesendo eu odeio gente que odeia os dourados . Não se chama dourados chama kinguios.Eu nunca mais vou ver isso.thau.para sempre.

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida, o brasileiro em geral só se interessa por grandesíssimas bobagens que de nada servem.
    E ele faz isso por achar que não pode mudar, o que talvez seja seu maior erro.
    Quanto à mídia, ela sempre arranjará alguma besteira ou caso escabroso para encobrir as maracutaias de quem está no poder e não pretende sair dele.
    Valeu.

    http://www.fantasticocenario.com.br

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.