[Opinião] LINKS - Copiado (e Adaptado) do Rob Gordon

o segundo motivo é justamente a razão pela qual o Blogblogs foi tão discutido nos últimos dias. Eu e alguns outros blogueiros levamos umtombono ranking. O Champ, para se ter uma idéia, caiu de 400 e pouco para a casa dos quatro dígitos. Enquanto escrevo isso, estou na posição 1001. O mesmo aconteceu com o Dragus, que veio me perguntar se eu sabia o motivo. Eu não sabia, mas consegui a resposta com o Davis e o Arthurius.

Basicamente, o que aconteceu foi o seguinte: o ranking é calculado pelo número de links de blogs diferentes que você recebe. Ou seja, três links de blogs diferentes contam como três links; três links do mesmo blog contam como um link. Mas, de uns dias para , parece que a equipe do BlogBlogs decidiu que o ranking vai contabilizar os links recebidos pelo blog nos últimos seis meses.

Entendi.

Então, de acordo com o BlogBlogs, nenhum link que eu recebi de alguém que gostou do que escrevi tem valor. Ou seja, se nenhum link que eu recebi de abril para trás tem valore a pessoa que me linkou o fez obrigatoriamente por que gostou de algo que escrevi até o mês de abrilpodemos dizer que, aos olhos do BlogBlogs, somente o que eu escrevi nos últimos seis meses neste blog tem valor. Para a equipe do BlogBlogs, o resto deste blog é um lixo. Não vale nada. E, antes que me acusem de estar atrás de confete, quero deixar claro que o que você escreveu de abril para trás, no seu blog, também não tem valor nenhum.

É engraçado isso. Eu sempre acreditei que uma ferramenta de indexação de blogs devesse dar certa prioridade a blogs com um pouco mais de um punhado de meses de história, pois a maioria dos blogs criados no país não dura mais do que três meses. Sempre encarei o BlogBlogse outros sites de indexação como uma forma de preparar o joio (pessoas que têm um blog) do trigo (blogueiros).

Aparentemente, me enganei.

O BlogBlogs, pelo jeito, privilegia os blogs novos; eu, por exemplo, que tenho uma base de leitores construída ao longo do primeiro ano deste blogperíodo em que recebi o maior número de links de todos que tive até hojetenho poucos leitores, aos olhos da equipe deste site. um garoto de nove anos que criou um blog e tem um link do irmão mais velho, do vizinho, e do primo (mesmo tendo escrito uns três posts), tem um blog mais "importante" que o meu e nós sabemos que a chance dele abandonar este blog quando descobrir um brinquedo novo é bem grande. E se você tem um blog bome razoavelmente antigoe conseguiu, com isso, subir de posição, parabéns. Mesmo. Mas saiba que você é exceção.

Não quero, com isso, dizer que meu blog é o melhor do mundo. Pelo contrário. O grande problema é que existem toneladas de blogs melhores que o meu, e vi que alguns deles foram jogados para trás de mim no novo ranking. Todos nós perdemos espaço para o menino de nove anos. E também quero deixar claro que não tenho nada contra o menino de nove anos, desde que ele não abandone o blog em três meses (em outras palavras, se ele fizer por merecer os links recebidos, serei o primeiro a aplaudir).

Mas, continuando no ranking em si: o blog do menino de nove anos terá muito mais visibilidade, agora, que diversos outros blogs melhores que o dele, tudo porque seus respectivos donoseu inclusonão têm mais saco de ficar em comunidades sobre blogs no Orkut divulgando o blog, e sempre foram contra ficar no blog dos outros implorando por um link. Sim, porque isso vai acontecer com freqüência agora, prepare-se. Não basta ter um link, você tem que ter um link novo todo dia, toda hora. Vai existir uma guerra por links agora.

Mas o número de links que seu blog tem jamais será mais importante que a sua criatividade e o seu talento. Jamais.

E, curiosamente, os melhores blogueiros não têm saco para ficar correndo atrás de links. Quem faz isso não tem tempo para cuidar do blog. Ou seja, o BlogBlogs vai incentivar, cada vez mais, os blogueiros que fazem divulgação maciça, deixando os blogueiros que se preocupam com a qualidade com cada vez menos visibilidade na blogosfera.

Ou seja, enquanto Katinguelês e Negritudes Jr. disputam cada vez mais espaço na blogosfera, Beethovencom raras exceções –"vende" cada vez menos. Esse é o retrato da blogosfera brasileira. Palmas para a equipe do BlogBlogs por incentivar isso ainda mais.

E você? Onde você está nisso? Mas decida rápido, pois, daqui a seis meses, este texto perderá totalmente seu valor. E, provavelmente, o que você decidir também.

Enquanto você pensa sobre isso, segue o Top 5 considerações sobre este post:

1. Este texto não foi escrito porque meu blog foirebaixadono BlogBlogs. Ele teria sido publicado com a mesma forma e o mesmo conteúdo caso o contrário tivesse acontecido.

2. Este post é baseado numa idéia genial do blog Capinaremos.

3. A idéia original era colocar os links como texto comum, mas mudei de idéia ao perceber que a quantidade de links atrapalha a leitura - exatamente o assunto do texto. Os links foram colocados em palavras aleatórias - a exceção são as menções ao BlogBlogs ou a blogs específicos.

4. Todos os links acima foram retirados de blogs registrados ao BlogBlogs e ao BlogGeral. Casos de blogs escritos em aramaico, blogs que encerram suas atividades meses atrás e outros tipos de sites (como de cursos de inglês) apenas demonstram a falta de critério dos sites de indexação brasileiros.

5. Os links acima referem-se a blogs excelentes e a blogs horrorosos. Afinal, se nem o BlogBlogs faz esta distinção, porque nós deveríamos fazer?

Agora acabou a cópia e insiro mais um detalhe:

6. Estou removendo do Pensamentos Equivocados o sistema Blogblogs. Não gostei do modo como a mudança foi feita e os critérios adotados. Primeiro porque não avisaram, segundo porque não consideram mais fatores como idade e acabarão a longo prazo se transformando em um daqueles milhares de genérico brasileiro de sites americanos de troca de links. Não vai demorar muito e mecanismos de busca punirão utilizadores desse sistema - se continuar desse jeito, ou seja, estimulando guerra de troca de links -, até porque além disso os sites mais linkados não serão os de conteúdo original, mas os de pirataria, conteúdo furtado e/ou pornografia. Se querem agir desse jeito, adeus. Se não tiveram hombridade de sequer mandar e-mail a respeito (ao menos nada recebi explicando o motivo), não tenho porque mantê-los.

Tanto melhor, ganhei espaço no blog para algo diferente.

Obviamente foi uma postagem fresca, pelo menos de minha parte. Mas uma coisa é perder espaço porque aconteceu alguma hecatombe ou porque abandonei o blog por motivos particulares. Muito direfente é ver que isso aconteceu porque por motivos mágicos e misteriosos mudaram as regras de um sistema já estabelecido para favorecer alguma minoria, ou uma estranha maioria.

Não faço parte disso, não mais.

Boa sorte para aqueles que continuarem.

Fiz a postagem nos mesmos moldes do Rob Gordon e do pessoal do Capinaremos. Entretanto, copio mas não deixo de dar pitaco. =p

11 comentários:

  1. Oi Dragus querido, como vai?
    Realmente, esses sites de indexação, acabam desestimulando os blogueiros, não é?

    Felizmente, isso não me abala.
    Não tenho cacife, para entrar em rankings... até porque, meu blog é apenas um resgate de minhas lembranças (quem se interessaria por isso?).
    90% dos acessos, ao Vassourando, vêm de sites de busca.

    Uns acabam encontrando o que procuramm e voltam mais vezes... pra realmente, ver o conteúdo do blog, num todo.

    Mas, sei de muitos blogueiros, que entram até em deprê, em situações como essa que você descreveu acima.

    Sabemos que existem as "panelinhas", que conseguem se manter no ranking, independentemente, dessa nova regra.
    Alguém me explica???

    Relaxa, você não tem com o que se preocupar.
    Seus escritos são ótimos... e, sua legião de leitores, vai continuar fiel.
    Não é um número, que vai mudar alguma coisa.

    Beijokinhas carinhosas.
    *

    ResponderExcluir
  2. Então, Dragus me dá licença para que eu possa desabafar.Esse texto veio bem a calhar.
    Há algum tempo venho desconfiando que algo está errado no Blogblogs e thecnorati.

    Vi este texto, quase escondida, lá no Rob mas, como meu "desconfiômetro" acusou que ele não vai com a minha cara, não comento mais lá, só leio, as vezes...mas, isso não vem ao caso.

    Eu sou sozinha deste outro lado da tela e quase não converso com as pessoas individualmente. Meu contato é através do blogue.Tinha visto aquele meme dos números e achei tudo estranho, por isso não entrei.
    Tem também a minha eterna confusão entre, receber repassar ou agradecer selos que é a parte onde fico mais "sem graça" quando faço. Já tinha descoberto que tinha virado banal mas, minha inexperiência me dizia que talvez fosse assim mesmo e como era presente... só que com a tua postagem e esta descoberta aqui dos novos rumos do blogblogs fez com que eu tomasse uma decisão definitiva, quanto aos selos... As enxurradas de selos estão contribuíndo para tudo isso.

    Outra coisa que eu nunca entendi era porque favoritar no blogblogs blogs que a pessoa nem conhecia. Ou então nunca mais ia. Favoritar por favoritar, linkar por linkar é tudo a mesma coisa.....

    Do blogblogs eu gostava mesmo era da janelinha (para ver quem tinha aparecido por lá), Tenho amigos que leio e não estão lá.Jamais lerei um blog pela posição no ranking porque você já deve saber que comigo é pela simpatia com a escrita que leio o blog. Vi alguns dos que leio subirem exageradamente no blogblogs mas, sinceramente acreditei que era porque gostavam do que eles escreviam.

    Meus textos são muito longos e, por muitas vezes, minha filha que deve ter lido escondida meu blog(tambem não gosta dele) diz:
    "Mãe, tu vive clamando neste blog". Mas todos os clamores bem ou mal feitos, foram feitos por mim. Hoje não divulgo mais o blog e não visito mais as redes sociais. Descobri que o próprio Google é um ótimo divulgador. Agora o Yahoo em segundo lugar.

    Mas, meu amigo, só quero te dizer uma última coisa pois tenho a mania de escrever demais. Estando onde estiverem o Pensamentos Equivocados lerei da mesma forma. Só não te garanto hoje que eu também saia daquele blogblogs pois sempre tomo decisões no calor da impulsividade e deleto as coisas com muita facilidade.

    Vou pensar seriamente nesta questão e, quem sabe, com a minha saída do blogblogs eu descubra quem lê e porque lê meu blog.

    Eu jamais deixarei de vir aqui, a não ser que meu desconfiômetro acuse que estou chateando.

    Desculpa o desabafo, mas foi o único lugar que eu conheço que tocou neste assunto que me intrigava a tempos.

    ResponderExcluir
  3. Dragonildo, vou dar um CTRL + V no comentário que fiz no Champ, mas saiba que a parte do "você não linka ninguém seu miserável" não se aplica a você :-)

    Vamos ao comentário:

    Discordo completamente.

    O BlogBlogs não privilegia nem blogs novos nem blogs velhos.

    O BlogBlogs privilegia quem tem interesse pela blogosfera.

    Não é só entrando em comunidades participando de jogos tolos que se consegue links.

    Você diz:
    "E, curiosamente, os melhores blogueiros não têm saco para ficar correndo atrás de links. Quem faz isso não tem tempo para cuidar do blog. Ou seja, o BlogBlogs vai incentivar, cada vez mais, os blogueiros que fazem divulgação maciça, deixando os blogueiros que se preocupam com a qualidade com cada vez menos visibilidade na blogosfera."

    Completamente errado. Os melhores blogueiros correm atrás de links o tempo inteiro. Inteiro. Os grandes blogueiros de verdade prezam pelo bom conteúdo, sempre na intenção de ganhar visibilidade, citações ou xingamentos. Divulgação maciça como você diz, não garante visibilidade a ninguém, tanto que hoje recebo muito, muito mais visitas e links do que na época que ficava no jogo comente no blog acima.

    Esse ranking só traz benefícios para quem tem o mínimo de interesse em outros blogs. Antes da mudança, o interney.net era o 1º lugar e tinha uns 22 mil links. O segundo colocado (S&H) tinha 8 mil. O primeiro lugar tinha quase3 vezes a quantidade de links do 2º, tudo por que no começo de 2007 o interney foi uma hype gigantesca. "O cara vive do blog blá bláblá. Ganha muita grana..." Toda a internet linkou o sujeito.

    Hoje o cara ganha pouco links em comparação ao ano passado, então, por que manter uma pontuação alta se hoje ele não faz mais tanto sucesso? Resultado: ele continua em primeiro, mas os links caíram para 8 mil e pouco. As chances dos outros crescerem no ranking só aumentaram.

    O garoto de nove anos podem ganhar 3 links dos irmãos e primos, mas isso não vai fazer ele ter relevância nenhuma junto de blogs que construiram uma história, como o seu, o Visão Panorâmica, o Vírgula Antenada e tantos outros. Jamais.

    Agora se você caiu no ranking, é porque recebe menos links. Se recebe menos links não é porque o garoto de nove anos os roubou. É porque, por algum motivo, as pessoas perderam o interesse no Champ. Ou não. Pode ser apenas porque o Champ não está fezendo algo que todo mundo está aprendendo a fazer: linkando.

    Quer voltar a crescer no ranking e ter a posição que lhe é justa? Começa a linkar outros blogs. Você não linka ninguém Rob. Com excessão desse post e de um antigo onde você cita, acho que o Dragus, não lembro de ver links para outros blogs nos seus textos. Barra lateral quilométrica cheia de links não é linkar, é encher lingüiça.

    Não põe a culpa no BlogBlogs (que avisou na home sobre a mudança)

    ResponderExcluir
  4. Bruxx, Iza e Fábio, vou responder em postagem a parte.

    Seria um comentário muito longo para a janelinha do blogger. =p

    ResponderExcluir
  5. Sim, é ridículo, e eu acho que vc fez muito bem em tirar seu blog de lá, já que qualidade não é a prioridade do BlogBlogs. E qualidade é o que se encontra por aqui, so...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Recebi o aviso de link deste texto multilinks. Pelo que vi e li, você obteve o link do meu blog no Blogblogs, todavia, antes de você, eu já cancelei e pedi que deletassem toda e qualquer informação do meu blog.

    Minhas reclamações quanto ao serviço oferecido pelo blogblogs, foram atendidas, mas, nunca resolvidas, e, entre tantos problemas, os critérios de indexação, seria mais um, porém, apesar de informações sobre o blog está lá, faz algum tempo que não uso o serviço, e gostaria muito que eles excluissem os dados de lá. Mas, isto talvez não seja aceito, porque vai também diminuir a lista dos blogs indexaddo, que penso servir como um critério de ibope, seria como: temos tantos milhões de blogs cadastrados.

    ResponderExcluir
  7. Polêmico...

    Blogblogs não é minha prioridade.

    Tal qual a Izza eu gostava mesmo de ver quem entrava pela janelinha.
    Vou sair de lá também, mas não por concordar ou discordar com a nova política de ranking deles. Mas porque vou dar um repaginada nas prioridades de meu blog.

    Izza, em relação a selinhos, nem publico e menos ainda agradeço em postagem, Agradeço por email .

    Buchecha, concordo com a questão de dar chances aos novatos, a atualização. Mas sei lá...

    O Blogblogs não é minha prioridade...

    ResponderExcluir
  8. Se Bruxx recebesse um link a cada ajuda que ela passa aos novatos...

    Mas o povo não se interessa em retribuir. Linkam o Interney,S&H, e etc, porque é moda.

    ResponderExcluir
  9. Dragus, com licença, novamente porque vi a brilhante idéia que o Deschart passou:

    "Izza, em relação a selinhos, nem publico e menos ainda agradeço em postagem, Agradeço por email ."

    Porque eu não soube disso antes? Quantas dores de cabeça teriam me poupado. Porque realmente nunca entendi o motivo dos selinhos. Alguns que os amigos passavam eu sabia que eram por carinho mas, e as outras toneladas? Perdia noites de sono em conflito.

    Deixo registrado aqui Deschart que "roubarei tua estratégia". Eu adorei mas, nem vou dizer lá no blog porque sempre morro pela boca.

    Agora vou indo pois já invadi demais este espaço! :)

    ResponderExcluir
  10. Izza, sei lá. Cuidado ao usar essa "tática" Algumas pessoas que me mandaram os selinhos e eu me limitei a agradecer de coração, mas por email
    o invés de e um post, nunca mais tive notícias...

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.