[Opinião]Eleições no Rio, mudança do feriado alterou o resultado?

Uma coisa curiosa me chamou a atenção nessas últimas eleições e foi o fato da votação ter sido tão apertada, afinal, o candidato vencedor ganhou as eleições por uma margem de votos bem pequena (menos de um por cento de diferença). Mas a grande questão é; o que ocasionou uma votação tão acirrada assim? Será que foi por causa da qualidade dos candidatos? Pelas propostas apresentadas? Ou seria outro o motivo?

Mudando ligeiramente de assunto, mas sem fugir do foco, dia 28 de outubro (que por acaso é hoje) é o dia do funcionário público, porém esse feriado havia sido adiantado para o dia 27 (segunda-feira, ontem), exatamente um dia após a votação, agora lhes pergunto, o que muitas pessoas que tem condições financeiras razoáveis ou mesmo um dinheirinho reservado, faz em fins de semana prolongados por conta de feriados? Viajam! Mesmo sendo um feriado direcionado apenas aos funcionários do poder público, isso de certa forma abrange também suas respectivas famílias, o que faz aumentar a soma de pessoas que eventualmente escolhem sair de casa nessa oportunidade.

Agora o que isso tem a ver com as eleições, muita coisa. Vejam os números o município do Rio de Janeiro tem exatos 4.579.365 eleitores, sendo que 3.652.115 votaram no último dia 26, ou seja, 927.250 eleitores simplesmente não votaram nessa eleição, o poderia muito bem ter mudado o resultado das eleições. O adiantamento do feriado foi uma determinação do Governo Federal que o Governo do Estado do Rio resolveu seguir afirmando que caso o feriado continuasse no dia 28 e o dia 27 fosse um dia útil a produtividade dos funcionários iria cair, segundo o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil Regis Fichtner.

Mas será que essa decisão foi realmente acertada, ou foi uma forma mascarada de auxiliar o candidato que tinha apoio do atual governo do estado? "Tal ilação é absolutamente fantasiosa" segundo as próprias palavras de Regis Fichtner, será mesmo? Verdade ou não, os números estão ai para provar que o feriado antecipado realmente pode ter influenciado o resultado, já que o candidato vencedor obteve 55.225 a mais do que o candidato derrotado. Por último fica a pergunta, será que os 927.250 que não votaram poderiam ter mudado o destino das eleições do Rio? Isso é uma questão que talvez nunca saibamos a resposta.

Fontes:
TRE/RJ
JB Online
Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. Esse é o problema da democracia, se vai ouvir o povo, não é certo ignorar 49% da população pra ouvir 50%

    Agora temos um abacaxi por quatro anos, espero que o Gabeira esteja aí nas próximas eleições

    Ô povinho que não aprende

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.