[Rapidinha] A Semana em Parágrafos.

Novidades (ou não):
Tenho uma visão particular sobre o momento atual da crise, e até preferi não entrar nesse ponto.

Conversando com uma amiga, reparei e cogitei a possibilidade dela enviar um artigo aqui para o blog, e em breve o blog pode receber um novo membro, pois ao invés de simplesmente copiar e colar o artigo aqui, prefiro tirar um pouco o fedor de cueca.

Estado de Guerra Civil.
Em mais uma demonstração que o Brasil é o país do crime e do caos urbano dois fatos reacendem uma discussão em torno da segurança pública como um todo. Na cidade sempre em guerra do Rio de Janeiro o diretor do Presídio de Bangu III foi fuzilado.

São circunstâncias misteriosas e a mídia carioca estão tão ou mais interessada na troca de farpas entre os candidatos a prefeitura local que só não passou batido porque foram pelo menos 30 tiros. Seu crime foi ter combatido o crime.

Em São Paulo se você for assaltado e precisar prestar queixa já era. A Polícia Civil está em greve por melhores salários e condições de trabalho. Considerando o parágrafo acima (onde um Diretor - vide o cargo - é fuzilado em plena luz do dia, imagina o que sofre a base da escala hierárquica).

Para pressionar a opinião pública contra os grevistas o governador Tucano, José Serra (o mesmo que anseia ser presidente) ignorou os sindicalistas e transformou São Paulo em palco de eventos similares a Guerra Civil colocando a polícia para pegar os manifestantes. Como no caso não são estudantes (qeu governadores em geral tratam na porrada, desculpem a franqueza do termo) e sim policiais a cidade ganhou ares de praça de guerra.

E agora a mídia apoia Serra, por sinal, como sempre apoiou os tucanos no poder. Não há porque ser diferente, até porque a mídia marrom dominante até hoje se vinga da ditadura em cima da polícia.

Por sinal, os PMs apenas combateram seus companheiros policiais porque são adestrados como cachorros e existe por trás deles um código/normas/lei/similar que os impede de lutar pelos próprios direitos. Pelo menos por enquanto esse código ainda os segura, mas é o mesmo código que gera a corrupção. A longo prazo e se a PM continuar como está há um risco muito grande de motim. Até porque que tipo de pessoa são atraídas para um emprego ingrato desses nas condições atuais?

Fontes:
O Globo:
- Proteção teria sido retirada de diretor de Bangu há três semanas, mas secretário nega;

O Dia:
- Alerj faz cobranças;

Associação Nacional dos Delegados (mas obtiveram a notícia pelo correio Brasilienze):
- Chefe da segurança de Bangu III é executado;

Correio Braziliense:
- Sobe para 24 total de feridos em confronto entre policiais militares e civis;
- CUT-SP acusa Serra de 'ludibriar a opinião pública';

Terra Notícias:
- PT: Serra perdeu o controle e resolveu nos culpar;

Uma coisa me preocupa em São Paulo, apenas: eles estão entre a cria doSerra e a marTaxa. E escolheram isso.

A "refém" de Santo André.
Enquanto escrevo ela pode estar livre. Ou não. Acredito mais que estará grávida no final disso tudo. Porque a polícia não coloca simplesmente algum sonífero na água do prédio onde está o casal e espera todos dormirem para terminar com o tumulto?

Ela virou popularidade do Orkut, e provavelmente quando sair só não posará para Playboy porque é menor de idade. Esperem ela fazer dezoito.


[Atualização] Já era. Tudo terminou errado, o rapaz é um completo doente e aproveitou para aparecer na televisão.

Será que farão um filme sobre ele também?

As Bolsas Sobem e Descem e Sobem e Descem e Sobem e Descem e Sobem e Descem e de repente o dólar sai mole e pingando.
Na verdade o que acontece é apenas sexo de especuladores com as bolsas. Todo mundo sabe que os governos (lê-se: contribuintes) pagarão o prejuízo, apenas estão fingindo desespero (os que realmente são donos, não os acionistas) enquanto compram as ações na baixa pra venderem depois. Quando terminarem de foder com o mercado de negócios quem comprou na baixa estará rico e quem vendeu na baixa também.

Que exemplo? A Vale aproveita a crise para recomprar seus próprios papéis e centralizar mais ainda seu posicionamento e o valor de mercado a longo prazo... Golpe de mestre.

Pobres serão apenas os que endividaram com os bancos ou pessoas como eu (ou você), que costumam ir no SuperMercado e descobrir a cada salário que você tem menos comida em casa e deixa mais dinheiro no caixa.

Aliás, existe uma máxima a respeito do capitalismo que gostei muito e transcrevo:

"No Socialismo dividem nosso lucro com os donos do poder e arcamos sozinhos com o prezuízo,
No Capitalismo dividem conosco os prejuízos e os lucros ficam apenas pros donos do poder."

Ou seja, uma versão adulta do segredo de tostines.

Mais vídeos
Em breve uma continuação do vídeo que postei essa semana, primeiro mostrei a visão de dentro da caixa, agora verão o que fizeram comigo. =)

Estou de mudança.
Estou sendo mandado de volta para o isolamento na Ilha de Paquetá. Não entro em detalhes até porque não sei o que dizer e nem o que pensar, ainda não digeri tudo isso.

Ou seja, posso postar ainda menos, mas espero conseguir recuperar a boa forma e em breve inserir contos novos e voltar a debulhar minha metralhadora verbal.

Em breve espero voltar com novidades... Ou "velhidades" mesmo.

3 comentários:

  1. Aqui onde moro ainda é um lugar mais ou menos tranquilo se formos comparar com o que acontece por aí. Imagino o grau de angústia em que vocês vivem tanto aos fatos relacionados ao poder quanto a situação de guerra civil. Mesmo por aqui estes acontecimentos me incomodam porque tenho vários amigos nesta região e além disso tem a questão que o país é único.

    Quanto as questões pessoais que te afligem, não estou por dentro e só posso desejar de coração que possas vencer teus inimigos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não estava sabendo da execução em Bangu III... Uma triste notícia, mas, confesso, nada surpreendente.

    Por outro lado, acompanhei com tristeza o desenrolar da guerra entre as polícias de ontem. Pior do que isso foi ver a reação da mídia e da população diante da manifestação dos policiais civis!

    "Agora não é a hora", "não é assim que as coisas devem ser feitas"... Mas mal sabem eles que a polícia civil tenta, há 11 longos anos, conseguir salários decentes.

    Um delegado da civil em final de carreira neste estado ganha 7000 reais brutos. Eu disse FINAL de carreira! No Paraná, o salário inicial é 6.300 para o mesmo cargo!! Nem vou começar a análise de salários, não vale a pena... A má remuneração é clara e só não enxerga quem não quer.

    E outra coisa... O movimento começou há mais de 1 mês atrás. Comelou bem antes da crise, bem antes de eleições. O problema é que o Senhor Serra e sua corja se recusam a fazer uma proposta decente para a categoria.

    Pra você ver o absurdo: auditores fiscais, que ganham 13 mil, estão em greve pleiteando equiparação com os delegados federais, que ganham, a seu turno 19 mil reais. Segundo eles, o aumento de 44% até 2011 não os agrada...

    Será que eles conseguem...?

    Melhor eu parar de escrever aqui, senão não termino nunca. Só queria deixar consignado meu protesto contra a mídia - protesto que estou reiterando, porque sempre critiquei essa mídia burguesa - e contra a população, que acha que policial tem mais é que calar a boca e ir recolher bandido.

    Acorda, povo! Polícia também tem família!!

    ResponderExcluir
  3. Então. Se mata criança de fome, velho pelo abandono, renega floresta e vende-se por trocados, porque o brasileiro vai ficar escandalizado com um diretor de presídio a menos? Direitos humanos, grande piada nessa desmoralização geral.
    Ah... Muitos são os jornais que leem o Correio Brasiliense e depois publicam "suas matérias"...
    Dragus, posta menos não. É primordial artigos como os seus.

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.