[Blogosfera] Comentando Comentarios

Sempre que posso e tenho oportunidade gosto de colocar em exposição os comentários de meus distintos leitores... Acredito que Blogs mais do que uma ferramenta de mão única, onde simplesmente enfiamos goela abaixo nossa opinião

Temos também que enfiar na nossa própria goela a opinião alheia, ainda que discordemos.

Obviamente sou partidário e adepto do hábito de caçoar daquele que abusa da liberdade no anonimato ao comentar, hábito esse que Rob Gordon partilha, Fábio Buchecha partilha e que até a simpática e pacífica Iza já foi vítima...

Mas nesse caso o assunto é outro.

Semanas atrás, antes de me mudar e perder contato com o mundo dentro do mundo (internet, claro) aconteceu uma postagem polêmica de Rob Gordon em torno de uma modificação nos critérios do ranking do BlogBlogs, partilhei, e partilho, do ponto de vista dele e obtive comentários que ao meu ver colocarei aqui dentro do possível (até porque são comentários enormes tanto em qualidade quanto em quantidade de caracteres) respondendo quando não o todo ao menos trechos.

Antes de começar uma explicação. Dois aspectos me irritaram profundamente no que diz respeito a mudança no BlogBlogs, independentemente dos citados na postagem original do autor.

1. A política do BlogBlog vai de encontro direto com a postura de mecanismos de busca que punem rigorosamente sites que realizam trocas de links sem propósito. Convenhamos, blogs como o do Cardoso não utilizam o "nofollow" por puro egoísmo ou preciosismo - claro, alguns com certeza o fazem, mas esses geralmente nem sequer linkam. -, mas sim porque se mecanismo de busca A descobre que o site B realiza troca de links ele pune o site removendo-o de seus posicionamentos ou mesmo do cadastro. Isso para alguns Webmasters é o equivalente a morte digital de um site.

Dentro desse mesmo interim coloco a manipulação do PR do próprio BlogBlogs, pois ainda que mecanismos de busca punam sites que realizam trocas de sites, diretamente o BlogBlog não faz (teoricamente), ou seja, em pouco tempo surgiriam diversos pequenos blogs de PageRank médio-baixo (entre 1 e 3) que elevariam conseqüentemente o PR do BlogBlogs ainda que temporariamente a curto prazo com conseqüências desconhecidas a longo prazo (não sei como portais como Google ou Yahoo enxergariam essa política de favoricimento de links recentes na hora de avaliar o serviço do BlogBlogs, dado que os similares estrangeiros hoje em dia nem aparecem mais - aqueles sites tipo "toptop").

2. O método utilizado para avisar. Não houve, ao menos não que me tenham enviado, um e-mail avisando ou mesmo a possibilidade de discussão no formato rudimentar de uma enquete. Já fui administrador de fóruns de internet com muitas pessoas e sei do poder pacificador que uma reles enquete gera, mesmo que seja sobre a ilusão de democracia (afinal de contas, com certeza existem mais "linkadores" que geradores de conteúdo). Ainda que tenha acontecido os avisos na página inicial do site, como disso o Fábio Buchecha, ainda assim não é suficiente, pois quantos efetivamente acessam a página inicial do Blogblogs? Eu pelo menos só acessava quando o cookie (arquivo de login automático, no caso, gravado em meu computador) caducava, ou seja, raramente.

Em suma, não foi a meu ver uma decisão acertada da BlogBlogs, ainda mais em um momento onde a popularização da ferramenta mostrou seu lado nocivo e do mesmo jeito que aconteceu com o ciclo de fotologs agora há uma desmoralização real da ferramenta pois agora qualquer um pode ter blog e qualquer um tem. Ou faz-se o que fizeram pessoas como o Fábio Buchecha ao migrar para formato próprio ou tende-se a sofrer as consequências do evento.

Vamos aos comentários e respostas, que provavelmente soarão repetitivas dentro do mesmo tema:
Link para o comentário: aqui.

Comentário de Bruxx, do Vassourando.
Panelinhas não sobrevivem em situações que privilegiam apenas a troca sem sentido. Um blog de downloads que coloque como requisito para obter a senha de alguns arquivos ser linkado em algum blog ou que use algum meme com esse objetivo provavelmente vai conseguir subir muitas posições ou mesmo superar alguns blogs mais experientes, cujos donos já passaram da época de trocar link indiscriminadamente e o fazem apenas por simpatia real.

E não tenho uma legião de leitores, até porque devido a problemas pessoais mal tenho conseguido atualizar o blog. =p


Link para o comentário: aqui.

Comentário (com trechos já resolvidos e omitidos) de Iza, do Diário de Iza.
A questão e o que me incomoda no blogblogs é o que vejo que aos poucos incomoda os que defenderam dias atrás: a "bundalização" dos links. Links de blogs com cadastro no blogblogs viraram moeda de troca, fruto de permissividade, negociatas ou algo do tipo. No fim, motivo de chacota.

Não troco selos nem porque não goste, mas porque sou lerdo mesmo. Quando recebia notava que fazia muito tempo que não os lia, e lendo seu blog diário aprendi a ao invés de simplesmente "forçar" tornar natural, citar a pessoa e inserir no contexto ao invés de utilizar a filosofia da corrente. Se houver necessidade, e o principal coerência com minha postagem insiro como fonte ou dentro do conteúdo, ou nos dois, depende apenas se e como fazer. =p

Nunca li blogs pela posição em coisa alguma, aliás, da época em que participava dos jogos de orkut (e jogue a primeira pedra quem nunca sequer teve curiosidade na blogosfera atual) dava preferência e sempre dei ao teor dos comentários. Comentários são tudo para um blogueiro, e ao mesmo tempo nada - dependendo do comentário, claro. É essa troca de opinião e verdades pessoais que movimenta a blogosfera no seu sentido positivo e que vem desde o início (e quem ver meu perfil constata que estou na blogosfera faz "muito" tempo - desde 2003, e antes era do blogger.com.br)

Quanto a clamar, todo blogueiro clama por algo. Todo. Expor uma opinião, desejo, medo, poesia ou qualquer outra coisa é um clamor. Agora, o que não se pode misturar é blogueiro com "donos de blogs", que são dois tipos de pessoas completamente distintas, no meu ver.

O que vejo é que atualmente você percebeu o que acontece com o serviço, e infelizmente, não vejo com bons olhos esse rumo do mesmo jeito que você. =/


Link para o comentário: aqui.

Comentário de Fábio Buchecha, do "Pois Bem!".
Discordo do seu ponto de vista também.

Quando diz "O BlogBlogs privilegia quem tem interesse pela blogosfera." sou obrigado a discordar. BlogBlogs fez isso, agora não faz mais. Ele agora privilegia apenas quem tem interesse no ranking. Não há interesse nenhum na blogosfera.

E apesar de não ser apenas em comunidades e em jogos tolos que se consegue links, com certeza se consegue mais links do que simplesmente postando.

Outra coisa é que a troca de links não é objetivo de nenhum blogueiro dos antigos, por sinal, até mesmo você percebeu o uso que o Cardoso faz do "nofollow" indiscriminadamente. Blogueiros mais experientes conhecem e respeitam os poderes de punição de portais de busca (a verdadeira fonte de visitação a longo prazo) e sabem que o uso indiscriminado da troca de links é punida com até mesmo a exclusão dos bancos de dados.

Logo, trocar links deixa de ser prioridade. A prioridade passa a ser pura e simplesmente conteúdo. Conteúdo interessante gera retorno e visitação, se for uma exclusividade do termo ou um tema famoso do dia, gera uma puta visitação, muitos links e tudo o mais, e o melhor: links gratuitos. É assim que a banda toca. Você, ou eu mesmo, não cita determinados blogs por mero detalhe - exceto por ironia. - mas por encontrar na citação algo a ver com o tema ou com a discussão. O que é natural.

O blogueiro não corre atrás de links, corre atrás de conteúdo. Ele precisa de assunto, ele entra em crise quando passa alguns dias sem ter o que postar e recorre a medidas desesperadas em busca do assunto perdido. Eu passei por essa crise, você passou, todos passam. =p

Afinal de contas: há quanto tempo você não usa a frase "bora fazer uma parceria"? =p

Considero errada a metodologia atual do BlogBlogs. Se queriam inserir um novo método de medição, que criassem um novo ranking e mantivessem ambos. Não deveriam simplesmente ignorar a (curta) história da blogosfera em detrimento de pessoas que não estão nem aí para ética e que praticam troca de links mais vezes do que trocam roupas íntimas. Como disse: não tem como competir com um blog que caça parcerias. Tenho que escolher: privilegio conteúdo ou começo a trocar links e kibar postagens alheias ou e-mails entre pedidos descarados de parcerias e de links.

Já sofremos de problemas de credibilidade com jornalistas e com a mídia em geral. Que o diga agora tendo na até então (ao menos para mim) referência nacional uma política que privilegia troca de links e incremento artificial de PageRank.

Quando diz "Não põe a culpa no BlogBlogs (que avisou na home sobre a mudança)", esquece-se que: quantas pessoas - cadastradas e que acessam de casa. - acessam a página inicial do portal? Eu pertenço àquele grupo preguiçoso que acessavam somente 3 páginas do blogblogs: página de links recebidos, página de pingar e algo entre elas. De resto só entrava no portal quando o cookie do meu pc vencia, ou seja, uma vez a cada limpeza nos históricos ou nunca (pois posso logar direto, sem acessar o portal). Não percebi nem quando o sistema de login do Blogblogs mudou - penei pra logar, diga-se de passagem. - que o diga mudanças no ranking. Apenas fui dormir numa posição num dia e acordei na outra no seguinte. Avisos teoricamente importantes são dados até por carta ou por sinais de fumaça, tudo depende do quanto o serviço se importa com o cliente e vice-versa.

É isso que me incomoda. E vejo que aos poucos também te incomoda.


Link para o comentário: aqui.

Comentário de Descharth, do EstimulaNet.
Boa idéia essa de e-mail, mas o complicado é arrumar os e-mails... E eu também gostava da janelinha, mas trava muito. Quando o blogblogs sai do ar simplesmente me trava o blog e eu mesmo - que sou o dono - não tenho paciência de esperar, imagina uma pessoa estranha? Pelo sim pelo não saí ganhando, o Pensamentos ficou até mais leve.

Por sinal, é verdade: se a Bruxx ganhasse um link a cada um que ajudou seria top-top da internet. Mas ninguém quer retribuir, pelo menos não a grande maioria.


Enfim... Demorei a responder, e os que não pude responder é que fiquei sem saber o que dizer ou a resposta está inserida acima.

E que venham as tréplicas. =)

Veja também (se antes não viu):
- A matemática me diz que isso não vai dar em nada, mas eu entro nessa campanha só para ver no que vai dar (e para ganhar uns links, por que não?);
- Posso até ser doce mas, com nó na garganta não fico;
- Links;

6 comentários:

  1. Cara, complicado tudo isso...
    Quando eu estava prestes a sair do BB, eis que surge uma nova corrente ao estilo, Linke-me. "Mamãe, eu quero subir no ranking do Blogblogs!"

    No inicio não liguei, mas depois com a disseminação desse post pelos blogs na internet, eu vi que ou eu entrava nessa, ou ficaria pra tás no ranking, não do Blogblogs, mas no do Google.
    Sim link é importante. Principalmente para mim, que recebo poucas referências em blogs e tenho meu tráfego baseado nos buscadores.

    Claro que essa troca de links é prejudicial a longo prazo, mas no caso dessa campanha da "mamãe" os links ficam em apenas uma página, o que ameniza em muito o impacto negativo no Google.

    Acho errado e injusto o que anda ocorrendo com a blogosfera, e creio que o Blogblogs com sua nova política criou uma distorção ainda maior do que a que já havia em termos de "quem é quem" na internet.

    O bloggblogs é o monstro SIST e infelizmente sabe disso. Se antes ele não prestava para nada, agora se tronou um verdadeiro linkador, um agregador de parceria que pouco se importa com conteúdo.
    E para piorar, acredito que 80% desses blogs que estão fazendo essa "corrida do ouro" não estarão mais presentes na blogsofera em 2 anos, mas deixarão para nós, os blogueiros por vocação, essa herança maldita do Blogsblogs. Ao menos até que o Google e seus semelhantes resolvam com essa palhaçada e mudar essa regra de linkagem passando a tão somente dar valor no Page Rank a quem produz conteúdos regularmente.

    Até lá ficamos a mercê dos oportunistas que se utilizam dos Blogblogs, dos memês, selos, mapinhas e calcinhas da blogosfera.

    ResponderExcluir
  2. Eu até tentei usar e ter paciência com o Blogblogs, mas parei há muito tempo (1916 ou 1917, não lembro exato) e resolvi continuar apenas escrevendo meu bloguinho quase familiar (só a familia lê) e tentar me distribuir sozinho por aí (me distribuir? wuuuu... q coisa mais gay...rs)

    ResponderExcluir
  3. Olha, sei que mudou esta questão de ranking dos blogblogs, mas para mim isso não faz diferença nenhuma, visto que minha preocupação é com o conteúdo. os links que posso receber devem ser sempre naturais, isso sim é sucesso. Ter inúmeros links 'mendigados' somente interessam aos carentes.

    Fiquei pensando em como fazer um medidor justo, mas creio não ser possível na internet. A justiça deveria levar em consideração a vontade da pessoa em linkar, e isso não pode ser medido. Critérios como números de links, números de visitas, números de comentários, tempo na página podem ser registrados e usados combinados para gerar um número, mas todas estas informações podem ser forjadas. Podemos fazer programas que comentem qualquer coisa, ou que acessem um site e fiquem logados um bom tempo, mesmo sem ter uma pessoa.

    E isso é motivado não pela tecnologia, mas pela falta de caráter de pessoas que necessitam aparecer.

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, a maior tristeza foi ter visto colegas, que até então pensava que jamais fariam isso... colegas que regularmente comentava no blog e que respeitava, de repente apareceram com a postagem pula-pula.

    Levo este mundo virtual, muito a sério porque pretendo nele, através da união de forças, fazer com que este país seja um pouco mais consciente e não dependente do poder da mídia.

    É só tu ver que tipo de blog está entre os 200... claro que tem gente boa mas, tem alguns que nem vale a pena falar aqui...

    É uma pena mas, quem viver verá...

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que o Blogblogs ta fazendo besteira pois ele está banalizando os seus serviços e colocando em cheque a real importancia que ele tem na blogosfera brasileira.

    Se continuar desse jeito o Blogblogs estará com os dias contados, pq uma vez que ele perder a credibilidade dos seus associados, não terá mais motivos para "existir".

    Se antes as pessoas já não sabiam muito bem pra que servia esse tal de BlogBlogs, imagina agora que ele vai passar a ser conhecido apenas como um serviço que infla o ego dos blogueiros de plantão e de fácil manipulação de resultados do tal "rankig".

    Não me lembro quando foi a última vez que entrei no Blogblogs e com certeza meu blog deve ter perdido centenas de posições depois da nova politica e das campanhas de troca de links que estão acontecendo Brasil a fora.

    O estranho (e maravilhoso) é que meu blog cresceu 40% em números de visitas nos últimos 2 meses, mesmo eu não fazendo parte de campanha de troca de link pra aumentar meu rankig e mesmo minha posição no ranking do BlogBlogs ter despencado. Ou seja, o Blogblog pra mim não influi nem contribui para o sucesso ou fracasso do meu blog.

    E espero continuar não dependendo dele para publicar ou divulgar meu blog por aí. Se algum dia ele me ajudar de verdade ficarei muito feliz, mas enquanto isso viverei minha vida de blogueiro normalmente.

    Blog Esponja ®
    www.blogesponja.net

    ResponderExcluir
  6. Tem certas coisas na internet e na blogosfera que fazem sucesso mas não fazem o menos sentido ou não tem como explicar como conseguem fazer tanto sucesso.

    O site Ueba, por exemplo, é um que apesar de ter o banner no meu blog eu não considero relevante pra PORRA NENHUMA.

    Eles dão preferencia não para o conteúdo em si, mas sim para quem está enviando o tal conteúdo. Eles dão preferencia sempre para os sites e blogs famosos ou que fazem parte da panelinha já conhecida.

    Quantas vezes eu não enviei matérias para o Ueba e 3 dias depois eles colocaram no site dando credito para outro blog.

    Tem inclusive um blog que não tenho certeza mas que desconfio ser dos próprios donos do Ueba e quando algum site ou blog pequeno envia um link interessante, eles pegam o conteúdo e publicam neste site como se fosse conteúdo deles. Aí é só publicar o link no Ueba e pronto, feito o sucesso.

    Pra mim o Blogblog é mais um que não da pra explicar nem o pq de tanto sucesso, e muito menos pra que ele realmente serve.

    Blog Esponja ®
    www.blogesponja.net

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.