[Opinião] GM-Rio e o Tiro ao Alvo.

Eduardo Paes foi eleito prefeito do Rio de Janeiro. Como era de se esperar de um candidato representante do mesmo partido da máfia dos Ragazzos ele selecionou para as secretarias de seu novo governo pessoas de índole inqüestionável, como Cristiane Brasil e Chiquinho da Mangueira.

Cristiane Brasil tem em seu honroso currículo um projeto de lei que permite a vereadores presos manterem seu status quo sem sanções (como cassação) apenas perdendo a remuneração, enquanto o suplente assume em seu lugar. Isso acontece porque as vítimas do estado policial que passam mais de 31 dias sem comparecer em sessões podem perder o mandato. Ela será da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, considerando que ela investe na qualidade de vida de políticos de moral nada duvidável, nada mais justo que coordene uma cadeira que premia com votos os que mais fazem uso do dinheiro público pra se promover.

Chiquinho da Mangueira é aquele que criou um logotipo "para o Maracanã" e o espalhou no entorno do estádio de forma ilegal, ferindo a queima-roupa o princípio democrático da impessoalidade (não se pode "assinar" obras públicas). Além disso seu nome é citado em processos que investigam sua ligação com tráfico na Mangueira e até mesmo bicheiros. Ou seja, uma pessoa exemplar e de moral imaculada escolhida para secretário de esportes.

Censura a parte, em mais uma demonstração das mudanças que realizará em sua administração decidiu mudar as cores do uniforme da Guarda Municipal. Por anos o uniforme da Guarda Municipal do Rio de Janeiro adotou um tom de cor mais de acordo com diversos motivos práticos e o real: ser diferente do da PMERJ. Antes os GMs utilizavam um uniforme no padrão "a noite todos são pardos" e Guardas Municipais morriam ao ser confundidos com PMs por bandidos. A solução encontrada foi amarelar a GM-RJ que passou a utilizar uniformes de cor caqui, até porque por força da lei a GM não pode portar armas (na teoria).

Além desse motivo óbvio (afinal de contas, aqui no Rio bandido que mata PM ganha prêmio) existem fatores menos agressivos como a questão da tropicalidade. Estamos em um país quente e apenas líderes que vivem em ar condicionado consideram que roupas de cores escuras são mais frescas que roupas claras. Qualquer pessoa que passe o dia nas ruas do Rio de Janeiro em dias de calor sabe a diferença entre estar de roupas escuras e de roupas claras.

Outro adendo, esse econômico, é relativo a quanto custaria a prefeitura a mudança. Sendo uma decisão unilateral os GMs não podem e nem devem pagar pela mudança, ou seja, receberão os jogos de uniforme pagos inicialmente pela prefeitura. Isso significa uma demanda de custos de implementação da mudança que faz pensar: é realmente relevante mudar o uniforme no momento econômico atual?

A única coisa que vejo é que até o momento não houveram da parte do prefeito eleito proposições que representassem mudanças além das filosóficas. Que a prefeitura vai mudar, isso é verdade, pois ele vai mudar a cor-base daqui de laranja para azul novamente (o que considero ser uma piada política, pois logotipos e padrões públicos deveriam ser alterados apenas com consulta pública, pois o povo é o mais afetado com isso).

Ele chamou para si pessoas de índole questionável, cercou as secretarias de cargos políticos e agradando políticos que o ajudaram a se eleger, basicamente entregando a cidade aos mesmos leões que nas épocas áureas do futuro ex-Prefeito também mandavam. A cidade vai continuar do mesmo jeito, com as mesmas desculpas e as mesmas classes favorecidas...

Em suma: mudam-se as cores mantém-se os hábitos.

E que a população aplauda, afinal de contas, foi ela quem escolheu.

Do jeito que vai, o próximo uniforme da GM provavelmente vai incluir alvos com pontuação para tornar a coisa mais bem humorada...

Espero realmente errar nas previsões. Espero.

Fontes:

O Globo:
- Câmara dos Vereadores pode beneficiar Jerominho;
- PF investiga envolvimento de Eurico Miranda e Chiquinho da Mangueira com bicheiros;
- Cor de uniforme de guardas municipais vai mudar;

Terra:
- Agentes reiteram visita de Chiquinho a traficantes;

Um comentário:

  1. Ouvi dizer que algumas UPAs não estão mais funcionando às mil maravilhas. Os motivos devem ser os duendes emprestados para Papai Noel, pois elas só funcionavam por magia mesmo

    Unimos a isso o fato de que o PAC está com a carteira fechada e já falou que NÃO vai rolar fundos, apesar de toda essa facilidade de conversar com o governo que foi a base do candidato, e temos o perfeito exemplo de caráter

    Volta Gabeira!

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.