Palavras Torturadas

Olá povo!

Hoje minha prima me mostrou um texto que achei bem interessante, nele pode-se ver nitidamente como a história pode ser moldada através de uma simples mudança de perspectiva, além de, é claro, um sutil mudança na forma de como se descreve o fato.

Espero que gostem.
______________________________________


Judy Wallman é uma pesquisadora em genealogia nos Estados Unidos. Durante pesquisa sobre sua família descobriu um tio-bisvô, Remus Reid. No verso da única foto existente de Remus, ao pé de uma forca está inscrito: “Remus Reid, ladrão de cavalos, mandado para a Prisão Territorial de Montana em 1885, escapou em 1887, assaltou a ferrovia por seis vezes. Foi preso pelos agentes da Pinkerton, condenado e enforcado em 1889.”


Acontece que o ladrão Remus Reid é ancestral comum de Judy com o senador pelo estado de Nevada, Harry Reid. Judy então enviou um email ao senador solicitando informações sobre o parente comum. Mas não mencionou o que havia descoberto. A atenta assessoria do Senador respondeu assim:

“Remus Reid foi um famoso cowboy no Território de Montana. Seu império de negócios cresceu a ponto de incluir a aquisição de valiosos ativos eqüestres, além de um íntimo relacionamento com a Ferrovia de Montana. A partir de 1883 dedicou vários anos de sua vida a serviço do governo, atividade que interrompeu para reiniciar seu relacionamento com a Ferrovia. Em 1887 foi principal protagonista em importante investigação conduzida pela famosa Agência de Detetives Pinkerton. Em 1889 Remus faleceu durante uma cerimônia cívica realizada em sua homenagem, quando a plataforma sobre a qual ele estava cedeu.”

Fonte: Primeiro Programa - Café Brasil

3 comentários:

  1. Aqui não é nem mudança de perspectiva, mas sim manipulação mesmo. O texto foi manipulado para dar a entender que as ações que a pessoa cometeu não eram más, mas sim boas.
    Mas é bem interessante vermos como um mesmo ato pode ser descrito de várias formas.

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembra um famoso comercial: "É possível contar um monte de mentiras dizendo apenas a verdade..."

    Fantástico!

    O que será que acharíamos se começássemos a fuçar a genealogia de nossos representantes?

    ResponderExcluir
  3. "Em 1889 Remus faleceu durante uma cerimônia cívica realizada em sua homenagem, quando a plataforma sobre a qual ele estava cedeu"

    isso sim é saber utilizar as palavras certas...

    Hussein teve uma homenagem parecida... rs.

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.