Rebelião coreografada

Se eu adiantar e disser que vou falar de um diretor de cadeia, seus detentos e um ocorrido no pátio da prisão acredito que logo irá pensar as coisas mais tenebrosas: assassinato, rebelião.

Mas, como o "xadrex" em questão está localizado nas Filipinas, esqueça por alguns minutos o nosso incrível e recuperador sistema penitenciário. Lá, o diretor Byron F. Garcia, levou a sério a tentativa de recuperar os detentos e partiu para as filosofias: "mente vazia oficina do diabo" e "corpo sadio, mente sadia"

Tudo começou quando o que estamos acostumado e o que se via lá era muito parecido: prisões super lotadas, tomadas pelo corrupção e jogos. Até que, em dezembro de 2004, houve um rebelião e 1.400 presos foram transferidos para o, na época, recém construído Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu (CPDRC).

Com a mudança o diretor Garcia aproveitou para nomear novas lideranças para os presos, todos ligados a polícia ou a grupos paramilitares e obrigou aos presos a fazerem exercícios físicos diários que após um tempo foram substituídos por aulas de dança. Sim, lá encontramos, criminosos violentos e até estupradores fazendo passinhos de dança.

Logicamente continuam bandidos, mas pelo menos há uma tentativa de reabilitação, e uma ocupação evita o tempo livre para pensar e executar "besteiras". Gostei da atitude, por isso... tá no blog.

Os detentos já apresentaram várias coreografias, dentre elas a Dancinha do "Mudança de Hábito" aquele filme com a Whoopi Goldberg, Macarena e Thriller. Abaixo está o vídeo que fizeram em tributo ao Michael Jackson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.