[Vídeo] Besouro, filme de luta 100% nacional.

Que de uns tempos para cá o Cinema Nacional deu uma guinada de 360º em relação ao que era no passado.

Se antes éramos conhecidos apenas como produtores de comédia e porno-chanchadas, com a produção que fugia desse tema puramente voltada ao estilo de cinema europeu (ainda que continuasse mostrando peitos e bundas), nos últimos dez anos ao menos muita coisa mudou e para melhor.

Se antes pecávamos pela falta de opção e de assunto, agora o cinema brasileiro descobre o modo de fazer cinema e enriquecer. Ao invés de filmes com orçamentos que beiram mais "esmola cultural", filmes mais caros surgem (na boa e velha máxima de "gastar pra ganhar) e aos poucos se forma uma categoria distinta de atores, autores e produtores que não fazem mais do cinema apenas um quebra-galho entre uma novela e outra (como outrora), exemplo disso é a aparição quase constante de Selton Melo nas produções nacionais e seu desaparecimento das televisões (isso sem citar outros, como Rodrigo Santoro, Luana Piovani, etc).

Claro, sempre existirão os que desprezam a americanização do cinema nacional... mas a eles restam apenas arquivos. É uma realidade, e veio para ficar, e ela sustenta o cinema nacional que a cada ano que passa aumenta ainda mais sua arrecadação e já começa a disputar pau a pau com blockbusters enlatados.

Mas ainda faltava um gênero de filme representado nessa nova era, no caso, filmes de luta (policiais já temos, como o ótimo Tropa de Elite). Um filão que mal exploramos e do qual, sinceramente, nunca ouvi falar de nenhum filme a respeito. No entanto vendo pela internet à fora, me deparei com o trailer de Besouro, o Filme.

Besouro narra a vida de Manoel Henrique Pereira, o Besouro, tido como uma lenda entre capoeiristas de todo o Brasil. Sim, é um filme de luta que enfoca nossa arte marcial e não que puxa-o-saco (com todo respeito) de artes orientais, ainda que tenha um pézinho no oriente (o coreógrafo das cenas de luta é o chinês Ku Huen Chiu, de O Tigre e o Dragão). E pelo trailer que vi, promete ser um filme muito, mas muito bom.

E segue o trailer:



Não sei quanto a você, mas minha presença no cinema será garantida.

Não por ser nacional, mas porque parece que vai ser muito bom.

Estréia no final desse ano.

Maiores informações:
Site Oficial:
- http://www.besouroofilme.com.br/blog/

3 comentários:

  1. eu não gosto muito de filmes brasileiros, sei que hoje em dia está melhorando e tudo mais, mas sempre acho muito apelativo... seja para o sexo, palavrões...

    O trailer desse aí, realmente pareceu interessante, mas, cara... esse "efeito" tigre e o dragão mata pra mim...

    Lógico que é a minha opinião e eu torço pra ser bom e fazer sucesso, mas acho que torna a história tão falsa! Parece aqueles efeitos toscos de quando não havia computação...

    Sei que é feio falar de uma coisa que nem vi, mas acho a copoeira muito interessante e parece que ficou uma história boa, não tenho certeza de realmente precisava desse tipo de efeito, sei lá... muito forçado.

    ResponderExcluir
  2. O efeito reforça o misticismo, que será um grande enfoque do filme.

    Provavelmente sentiremos um cheirinho de "nossa... é kung poeira?", mas no mais será um bom pontapé inicial.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Esse vou assistir. Concordo que esta meio forçado, mas me diz qual o filme que não é?

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.