[Opinião] A ilusão da renúncia de Sarney...

A Internet se manifestou, os jornais se manifestaram, o povo... Bem, o povo deve ter feito algo além de comentar nos bares.

De qualquer jeito, ao que parece enquanto lerem essas palavras o Senador Sarney terá renunciado... A Presidência do Senado. E achem bom.

A atitude do Senador é completamente de acordo com um país que tem por hábito enfiar debaixo de seus queridos tapetes toda e qualquer sujeira. Foi assim com Antonio Palocci, foi assim com Renan Calheiros, foi assim com Carli Filho e assim continuará sendo em um país onde o ato de renunciar pode ser muita vezes apenas simbólico. No geral quando não renunciam a cargos simbólicos - e presidência do Senado é um símbolo. - renunciam com a certeza do retorno posterior.

José Sarney renuncia ao seu cargo no Senado não por benevolência ou hombridade, até porque seu passado mais o condena que o exime de qualquer coisa (sua família controla o Estado do Maranhão, e já até destruiu a lei e a ética eleitoral pra colocar Roseana Sarney no poder, quando não dizer o que realizou no seu mandato como Predisente-Tampão e sua inflação galopante). Ele renuncia para ser esquecido, para receber o mesmo tratamento que Renan Calheiros recebeu quando renunciou e continuou mantendo seu cargo.

Saí da linha de frente pra se manter eterno no poder. Deixa que outros assumam seu lugar na rinha enquanto muda de posição e perpetua bases e aliados. Reforja no aço da corrupção e dos favores políticos uma armadura impenetrável usando como base as leis que ajudou a fazer e a constituição que serve de base para toda a impunidade que assola o país, afinal de contas, como punir quem faz as leis se quem as executa não tem base pra isso?

Claro, pode ser que não renuncie - afinal de contas, publiquei a postagem em cima de matéria publicada no Jornal, o que pode ser apenas boataria das grossas. - mas o mais provável é que o faça. Continuar nos holofotes é ruim. E um de seus amigos conhece bem como funciona o esquema do esquecimento no Brasil.

[Atualizando: E não é que não roeu o osso?]

Só que dessa vez vai ser difícil esquecer... Existe uma arma que se tornou perigosa a todos eles e essa arma é a Internet. Antes toda a informação estava concentrada em jornais e revistas. Uma pessoa não conseguiria se informar porque tinha que passar pela triagem dos jornalistas, de quem detinha a informação. Hoje em dia não existe isso.

Basta acessar qualquer site de busca, digitar o que quer e se informar. E nem precisa gostar de ler, se for no You Tube e pesquisar sobre alguém público pode dar de cara com seus podres e com matérias que muitos esqueceram. E provavelmente, e espero sinceramente isso, nas eleições de 2010 isso vai se refletir em votos.

Espero sinceramente que toda a manifestação contra esse homem não fique apenas em frases apaixonadas no Twitter ou algumas postagens de blogs da região sudeste. Essa maifestação tem que vir do Estado do Maranhão, onde somente os eleitores locais, usando o único poder que possuem poderão diminuir o poder desse clã.

A situação de lá é bem distinta daqui. O sistema de votação eletrônico tem falha - por não permitir recontagem manual, ele permite que um vírus simples manipule a eleição. - e em um estado onde o TRE age a favor das oligarquias - quando depôs o Jackson Lago, até então governador, e empossou a Roseane Sarney sem fazer o que a lei exige, novas eleições.

Por sinal, sabia que no Maranhão quem controla o TRE também é a família Sarney? Como confiar em uma instituição que é controlada por Nelma Celeste Sarney Costa, casada com Ronald Sarney, irmão de José Sarney, e, portanto, tia de Roseane Sarney. Ela pode tecnicamente não participar (leia-se: assinar documentos) de nenhum julgamento, mas o que dizer do meio social? Não se pode esperar celeridade e o não-envolvimento de um tribunal que é liderado por uma parte interessada. É incoerente, injusto e uma face dura de nosso país de injustiças.

Mas esse é o pais que você escolhe, quando vota mal.

Pense nisso.

Fonte:
Blog do Noblat:
- Sarney espera Lula para renunciar à presidência;

Brasil da Corrupção:
- Tia de Roseana Sarney nega favorecimento no TRE;

3 comentários:

  1. Cara, infelizmente, concordo com você 100%.

    E o pior é ainda ter de escutar de certo mandatário que a folha corrida, ops! desculpem, o histórico de vida do senador sarney (com letra minúscula mesmo, por que não?) o torna iniputável como pessoa comum.

    O mesmo sarney que aquele sindicalista barbudo (qual o nome mesmo?) chamava de "Grande Ladrão" (isso sim, merece maiúsculas), quando ganhava a vida vendendo greves.

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, ai...

    Correção:

    ...o torna ininputável, ao contrário de uma pessoa comum.

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Quem pensou que o coronel no maranhão ia desistir fácil perdeu. Lula sabe que se abandonar Sarney ele voltará o PMDB contra o governo e destruirá os sonhos do molúsculo de poder. O Governo Lula está tão encalacrado que se perder o domínio do congresso, periga não acabar. Os escândalos, denúncias e mamatas são tantos que uma CPI que aprove a fundo e nessa altura do campeonato; chega fácil fácil até os lençóis de Lula e aí...

    A defesa apaixonada de Lula por Sarney não é senão o bom e velho rabo preso.

    Quem te viu e quem te vê...

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.