Ética, Comunidades e uma Expulsão.


Eu fui expulso da comunidade acima.

Claro, essas coisas acontecem. Já me removi de comunidades antes por questionar regras ou mesmo por discordar dos membros participantes (antes de ser removido delas, pois desde meus tempos de Fórum MAP não perco meu tempo com fóruns a esse ponto).

Sempre esbarramos ou teremos algum problema em comunidades (seja Orkut, FaceBook, Twitter, etc) onde seus donos/usuários, por falta de capacidade de argumentar ou de razão expulsam os membros sem qualquer chance de resposta (ou como apelidam atualmente: donos-trolls)

(isso é bem diferente do mimimi em torno do Porto Cai na Rede, diga-se de passagem).

Se (e somente se) você me conhece como moderador de comunidades sabe que qualquer ato que realizo é em cima de regras e me submeto a regras pré-estabelecidas por seus donos. Raramente me darei ao luxo de expulsar um membro sem ser pelas maneiras previstas (geralmente por spam ou por agressão verbal a outro membro, mas o comum mesmo é por spam).

E por uma questão de ética, eu aviso de alguma forma. É no mínimo educado. É aquela frase clássica "quem tem culhões que honre-os". Mesmo quando ofendido diretamente não costumo expulsar (não que não faça motivo de chacota).

Só que pelas características misteriosas da expulsão e das circunstâncias em si, decidi jogar a merda no ventilador com o mesmo carinho com que fui expulso.

A Polêmica.
Uma das pessoas envolvidas é Alcides (Langley ou Cid, como é conhecido também). Ele organiza eventos Otakus no Rio de Janeiro e o conheci quando eu ainda era apenas um moderador de fórum Otaku, isso por volta de 2002~2002. É uma das pessoas mais legais e divertidas que conheci em minha vida. Tanto que até tinha feito propostas de ajudá-lo nesse sentido, e fui sei lá porque ignorado (colado abaixo o recado, para quem quiser ver ou duvidar).


Essa semana que passou entrei na comunidade porque ela apareceu em destaque. Ok. A comunidade tem fins comerciais, pois tecnicamente é uma comunidade criada pelo pessoal ligado a alguém que até que se prove o contrário considero como amigo.

Só que o motivo de destaque da comunidade não era esse. Era um tópico fazendo gravíssima acusação contra Alcides e sua equipe de organização (por tabela, claro). Vou resumir, porque como fui expulso da comunidade não tenho como "copiar e colar" o que foi dito - isso se é que ainda existe o tópico. - uma pessoa que participou da Caravana para a Anime Friends 2009 narrou um problema monetário que ocorreu na hora de pagar o hotel em que a caravana ficou hospedado.

Ao que disse o rapaz, por um problema bancário o Alcides não tinha realizado a transferência para o hotel pagando a diária dos que foram na caravana (um problema recorrente em caravanas cariocas, como sabe quem vai na Anime Friends desde que o evento começou). O pai do rapaz então se propôs a pagar o valor ao hotel e o Alcides se comprometeu a dar o dinheiro de volta quando voltasse para o Rio de Janeiro.

Isso não aconteceu.

Alcides por algum motivo desconhecido não pagou, seja lá qual for, e isso alimentou o tradicional burburinho e manchou com desconfiança a organização da Caravana. Pessoas foram cobradas, brigas aconteceram e de lá para cá, isso desde Julho desse ano, o dinheiro não apareceu na conta do jovem e Alcides até que se prove o contrário não manifestou-se a respeito.

O tópico, como de se esperar virou uma chuva de acusações e brigas, com antigos colaboradores da caravana manifestando-se a respeito e tomando posição a respeito, além da tradicional troca de acusações ou simplesmente aquilo que chamam "flame", em que alguns surgem e dizem "é bandido" e coisas do tipo.

E eu me manifestei no tópico.

Disse mais ou menos "o que quer que tenha acontecido o ideal era procurar a justiça. Havendo boa fé por parte do organizador da caravana, ou seja, teve problemas com o banco, ele pode comprovar com sua movimentação bancária e provar por A+B que não foi culpa dele. Se for, o Juiz vai determinar o que fazer. O que não podia é ficar a discussão no Orkut."

[Atualizando]Consegui a mensagem, graças a uma fonte dentro da comunidade, segue o que eu disse:
A mensagem redigitada:

1. Tendo comprovação da dívida, basta ir a Justíca;
2. Se ele não tiver como pagar com dinheiro, vão bloquear todas as contas que tiver, e se necessário leiloarão bens dele como pagamento.

O que não pode é postar no orkut.

Ele não pode ser preso.

O problema vai ser se ele tiver comprovantes de depósito (existe a possibilidade dele ter pago e não ter caído na conta), aí a responsabilidade é do banco, ou dele se digitou a conta errado.

Não se pode contar apenas com a má fé de alguém, pessoas erram de muitas maneiras.

Como não sei, não estive e não fui...

A propósito, é a segunda vez que vejo caravanas do RJ + Furto de dinheiro e hotel pressionando para pagar, na minha época teve um problema parecido e também ficou por isso mesmo. Determinados erros são cíclicos.


Coloquei a mensagem abaixo porque comenta de um fato ocorrido anos antes desse.[/Atualizando]

Hoje fui conferir se Alcides (ou alguém) tinha dado seu posicionamento e esclarecimento a respeito e não encontro a comunidade. Pesquiso no Orkut, pensando que fora excluída, e vejo-a por lá, com a mesma propaganda de antes (como vêem pelo printscreen que tirei e coloquei acima), mas agora moderada e com seu conteúdo oculto. Já sabendo o que me espera, clico em "participar", pensando ter sido removido, é quando vem a mensagem:


Agora, expulso, pergunto:
Que tipo de apoio pode querer alguém que retira veementemente das pessoas a oportunidade de argumentar? Aliás, que tipo de conclusão tiro quando rola uma acusação do tipo como a que aconteceu e a pessoa ao invés de responder expulsa membros e fecha a comunidade?

Quem não deve, não teme (e não esconde).
Procurando tentar esclarecer, entrei em contato hoje com os dois donos da Comunidade, o Alcides e um rapaz chamado Willian (de fato, o dono da comunidade). Como seu perfil é daqueles que não recebe recados por configurações de privacidade (mas ainda permite recebê-los), deixei uma mensagem.


Também mandei um recado ao Alcides por depoimento, esse não colado aqui por questões éticas (afinal de contas, depoimento é algo pessoal, e não convém colocar aqui), mas pedindo basicamente respostas.


Ok, eu fui expulso. O Orkut não é uma democracia.

Só quero saber porque.

Ainda me recuso a acreditar nas acusações que li no tópico, me recuso a crer no que foi dito, mas infelizmente os fatos contradizem minha crença. Se possuem a capacidade de expulsar membros por manifestarem opinião a respeito, o que mais pode ter sido feito (ou não)?

Ao contrário do que ocorreu na comunidade no Orkut, eu (por via de regra) não posso ser expulso de meu próprio site, logo, a merda está aqui, no ventilador, e quem quiser que deixe sua opinião ou relato nos comentários.

Claro que palavrões, acusações e xingamentos serão temas de piada... =)

5 comentários:

  1. É por isso que agora só uso orkut pra pegar muié.

    E tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. Um adendo a turma do "uh vou acusar":

    Expliquem, não compliquem.

    ResponderExcluir
  3. No aguardo dos próximos capítulos dessa novela .

    ResponderExcluir
  4. William é o irmão dele.

    No mais, eu sempre falei que o Cid ia acabar arrumando bosta pra cabeça com essa vida de organizar caravanas e eventos. Deu no que deu.

    ResponderExcluir
  5. William é irmão do Acides, que organizava as caravanas antigamente, e até hoje ainda ajuda a organizar, porque nem sempre era o Alcides que fechava com os hotéis e as empresas de ônibus, embora o William só tenha ido conosco na AF2007. (O William agora é evangélico e não vai mais em eventos nem aparece pessoalmente. Eu o vi em 2007~2008 e nunca mais desde então.)

    Eu continuo na comunidade, e o tópico continua lá, trancado. O motivo que o William me deu é que ele expulsou as pessoas que estavam xingando o Alcides, como também os outros que estavam no tópico mas não causavam mal nenhum tal como o Ricardo e a Mayu.

    Eu RI ALTO quando percebi que nas três primeiras páginas só haviam xingamentos contra o Cid e a maioria deles começava com ou havia uma das seguintes frases no corpo da mensagem:

    "Pô nem sou da comunidade mas o Cid é um ladrão."
    "Nem sou do RJ, moro em SP e eu sabia que isso ia dar merda."
    "Conheço o cara não, nem ninguém da comunidade mas esse cara tem que ir pra cadeia junto com os organizadores!"


    Eu sempre me pergunto se esse tipo de comentário é realmente necessário.... como eles chegaram na comunidade, no exato ponto do tópico? Óbvio que alguém fica spammando no msn "AE COMENTA AQUI" para um assunto que não tem nada para com quem não faz parte da comunidade e da caravana em si.

    ----

    Enfim, meu parecer:
    - William está errado em expulsar, porém acho correto o expulsamento das pessoas que eu citei com comentários acima.
    - Alcides deve uma grana arrombada, sim. Deve pagar? Sim. O último contato que eu tive com ele foi de que ele iria cancelar a caravana para Oktoberfest porque menos de 1/5 das pessoas confirmadas havia pago, nessa mesma conversa ele ainda estava desesperado atrás de dinheiro.
    Cid ia se mudar para a Lapa, para parar de morar no Realengo.. sabe onde o cara mora agora? BigField, em um quadrado menor do que a minha casa (Quem já viu aonde eu moro, sabe.) e tem uma banca de jornal que nem mesmo é dele, era do pai, na castelo branco.
    Em suma, ele não tem dinheiro para pagar agora nem muito em breve. Se ele ralar muito até o final do ano ele paga, com certeza.

    Só acho chato mancharem o nome dele assim, de como se ele fosse um ladrão de caixa de supermercado. Eu quero que ele volte a fazer caravanas, e afirmo que se ele voltar, as mesmas pessoas que sempre vão, vão estar lá.

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.