Heavy Metal: 40 anos de bons serviços prestados à música.


O tempo passa, o tempo voa e algumas coisas continuam numa boa... Há quarenta anos surgia a vertente mais forte (sonoramente falando) do Rock, o Heavy Metal. Mesmo tanto tempo depois ainda há uma certa discussão sobre quem seria o "pai da criança", mas independente disso, o fato é que o Heavy Metal nasceu e se fez ouvir da forma mais sonora possível.

Muitas bandas foram determinantes para o surgimento do Heavy Metal, mesmo elas não praticando o estilo em si, mas haviam coisas nelas que ajudaram na criação do mesmo algum tempo depois. Talvez a primeira vez que o termo "heavy metal" tenha sido utilizado foi na letra de "Born To Be Wild" da banda SteppenWolf no verso da letra de que diz: "heavy metal thunder". Outra grande influência para o estilo foi Jimi Hendrix, com seus riffs pesados e acelerados demais para sua época e seu grande virtuosismo, Jimi Hendrix é influencia para 10 entre 10 guitarristas que surgiram depois dele e até mesmo dos seus contemporâneos.
E os Beatles têm nada a ver com isso? Claro que têm, quem nos anos de 1960 não queria ser um deles? Esse pensamento influenciou muita gente a montar sua banda e buscar por reconhecimento.

Deixando de lado as influencias, vamos falar agora do surgimento do estilo me si. Praticamente 3 bandas disputam o título de criadora do estilo, são elas o Deep Purple, o Led Zeppelin e o Black Sabbath. O primeiro disco do Deep Purple é de 1968, havia, sim, alguma coisa que remetia ao Heavy Metal em suas músicas, em algumas havias mais do que outras, mas no geral eles ainda não soavam pesados o suficiente e a temática ainda não remetia ao que seria o Metal.

Led Zeppelin

O Led Zeppelin... O que dizer deles? Que seus álbuns são clássicos? Todos eles? Que conseguiram a façanha de reunir um time de músicos excepcionais e que é impossível não gostar de algo que eles façam? Eles inovaram e muito o jeito de tocar e se fazer música, cada um de seus músicos tinha algo quem influencia meio mundo até hoje. Cada álbum que você ouvir é um deleite sem igual para os ouvidos, praticamente ouvirá de tudo um pouco, desde o Rock and Roll passando pelo Folk até o Heavy Metal, mas mesmo assim o Led não era definitivamente um banda do estilo, embora tenha contribuído e muito pra o gênero.

O Black Sabbath... O que no início era uma banda de blues pouco tempo depois tornou-se uma das mais influentes de todos os tempos. Seu primeiro álbum de estúdio veio foi gravado em pouquíssimo tempo e, a gravação não era das melhores se comprar com os grandes nomes da época, mas foi eles que o Heavy Metal realmente despertou, não apenas na sonoridade, mas também na temática das letras. O primeiro álbum do Black Sabbath (intitulado de "Black Sabbath" de 1969) já mostrava o que a banda tinha para oferecer, o que seria o Heavy Metal e o quanto ele seria importante para a música mundial e para Rock, mas seu segundo álbum, "Paranoid" definiu de vez o que realmente era o Heavy Metal. Em menos de um ano e um álbum depois, sua sonoridade ficou mais limpa, mais pesada e mais direta.

Habemus Metal!

O Sabbath não foi apenas o pai do Heavy Metal, mas também de todos os seus subgêneros, em cada um de seus álbuns é possível ouvir cada um dos vindouros subgêneros do Metal. Só para se ter uma ideia da grande influencia que o Black Sabbath tem na música, diversos artistas de várias estilos diferentes de metal têm o Black Sabbath como referência, até mesmo as bandas de sonoridade mais extrema, pesada e rápida deve algo para os ingleses.

Não importando realmente se foi o Black Sabbath ou não que criou o Heavy Metal o fato é que seu legado continua cada vez mais gerando novos seguidores por todo o mundo e é impossível negar sua importância para a música mundial. E neste ano ele se torna um quarentão, mas com toda a energia e fúria de sempre!

Quer conhecer mais sobre Heavy Metal? Melhor do que ler sobre, basta apenas ouvi-lo e poderá entendê-lo melhor. Ai vai uma lista das bandas mais influentes do estilo:
Black Sabbath;
Judas Priest;
Motörhead;
Iron Maiden;
Heaven's Gate;
Grave Digger;
Mercyful Fate;
Manowar.

Bandas que também recomendo, embora algumas nem todas sejam propriamente de Heavy Metal:
Led Zeppelin;
Deep Purple;
Uriah Heep;
Samson;
Helloween;
SHeavy;
Venon;
AC/DC;

Documentários recomendados sobre o estilo:
Metal – Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal;
Global Metal.

E para finalizar, um bom exemplo do que realmente é o Heavy Metal!


Um comentário:

  1. Vi este video pela primeira vez na rede cultura no lendário auto falante....

    Muito bom o black sabbat antigo... hoje a música eletronica e ritmos cada vez mais mesclados vao acabando com heavy metal, mas, o bom será eterno...

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.