Top 5 Motivos pelos quais sou contra e a favor Rio 2016.

Aviso: esse artigo tem uma carga forte de ironia. Desaconselhável a pessoas sem senso de humor ou completos imbecis.


Não vou escrever muito.

Hoje vai acontecer o anúncio pelo COI de qual cidade será a escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016.

Os favoritos, tecnicamente e até o momento são Rio de Janeiro e Chicago.

Independente dos méritos da coisa, existem motivos pelos quais sou contra e exitem também motivos muito relevantes pelos quais sou a favor, e ao invés de fazer um artigo quilométrico sobre o tema, preferi enumerá-los.

No final das contas, convém ressaltar, que sou contra mas com ressalvas. Cumprindo-se o prometido sou totalmente a favor, mas conhecendo nossa classe política... Sou completamente contra.

5 motivos pelos quais sou contra o Rio 2016.
1- Abandono pós-Pan2007
Apesar de todo o alarde e de tudo que foi construído na época, o que restou do Pan foram monumentos ao descaso. Tudo que foi construído para o PAN ou está abandonado, não serve para 2016 ou é subtutilizado/desviado da função (exemplos respectivos: Estádio das Águas da Lagoa, Engenhão e o hoje Arena HSBC - que só tem sido utilizado para shows).

2- Transporte público injusto.
Não existe justiça no transporte público do Rio de Janeiro. A zona sul é tão favorecida em relação ao resto da cidade que beirou o ridículo da Linha 1 do metrô ser separada da Linha 2 só para corrigir o problema de "superlotação" criando um "macete" que a longo prazo vai gerar acidentes fatais. Andar de ônibus na zona Oeste é uma aventura que nem nos filmes do indiana jones: veículos caindo aos pedaços, do tempo da 2ª Guerra e barulhentos como bomba. - mas sem final feliz ou ets salvadores (não que alguns motoristas não parecem ets ao dirigir - mas nem um pouco salvadores, vide o flagrante abaixo dos rastros de um motorista do 397).



3- Insegurança pública.
UPP não é uma melhoria na segurança pública. Não adianta nada tirar o traficante do morro e transformar ele em assaltante no asfalto, como está acontecendo no Rio de Janeiro e o aumento da violência nas ruas. Também não tem como querer se sentir seguro se a polícia prende o bandido hoje e amanhã por tecnicalidade qualquer um bandido estar nas ruas, ainda mais bandidos responsáveis por chacinas ou massacres que fariam Hitler sentir-se preterido pelo capeta.

4- Desvio de dinheiro.
Até hoje investigam o superfaturamento das obras do Pan 2007. Para só citar o Pan, onde as obras foram atrasadas pelas empreiteiras para facilitar o superfaturamento em virtude do atraso, sem comentar sobre atrocidades e sumidades habituais.

5- Não trouxe ou trará melhorias para o povo.
Uma das prerrogativas teóricas de uma organização de Olimpíada é que o governo esteja preocupado em fazer algo mais que vender a cidade para turistas. A população precisa sentir a diferença que fica ANTES e, principalmente, DEPOIS do evento. Não dá para ser uma cidade olímpica que nem foi a China, que cobriu a parte feia da cidade com tapumes e deixou só o bonito a mostra, ou como a África do Sul que por sua desorganização corre o risco de ter uma das piores copas já realizadas, dependendo única e exclusivamente agora do sacrifício do povo para tudo ir de acordo com o prazo (igual ao Pan, onde para obter desvio de dinheiro atrasaram as obras).


5 Motivos pelos quais sou a favor do Rio 2016.
(Lembrando que nessa parte tecnicamente desconsideraria completamente a reflexão do que disse acima, ou seja, acredito em político resumindo, fiquei maluco)

Sim, é um trecho com alta dose de ironia.

1- Maquiagem da cidade.
Vão maquiar a cidade. Fato. Mas ao menos até 2016 estará bonita e com as áreas onde o COI passará todas elas funcionando (ainda que sejam poucas) e bonitas, arborizadas e sem crime.

2- Vão maquiar as estatísticas de criminalidade.
As favelas seriam ocupadas por UPP. Isso não quer dizer que deixa de existir tráfico, que deixa de existir consumidor de droga e nem que algo melhora. Na verdade o crime eleva o patamar. Se antes eram traficantes burros, agora serão traficantes inteligentes, famílias criminosas com toda uma hierarquia e um "segredo", uma máfia clássica. Mas até 2016 vão diminuir os assaltos, vão diminuir os homicídios e no dia seguinte tudo volta ao normal. Não sabemos nem SE as tais UPPs continuarão ativadas.

3- Vão maquiar e aparentemente melhorar as ruas.
Asfalto, pintura de faixas e sinais funcionando com policias bem treinados e cordiais. Vazamentos da CEDAE serão coisas do passado. Mendigos? Todos mandados pra Duque de Caxias ou Volta Redonda (ou para marte, o que for mais longe). APENAS onde tiver esportistas ou turistas. Se mora na Vila da Penha, Madureira ou em Japeri, CHORE.

4- Vai ter mais dinheiro.
Pro seu chefe, pro seu superior, para seus parentes e até para sua sogra. E claro, para a classe política. Realmente vai entrar mais dinheiro na cidade, afinal de contas o interesse turístico aumenta e as obras que vão infernizar nossa vida por mais dois anos vão gerar mais empregos. Mas DINHEIRO mesmo, a tal da BUFUNFA, só na mão de poucos. Como sempre foi e será.

5- Vai aumentar o potencial turístico da cidade e sua visibilidade.
Esse é o pulo no gato. A cidade sendo mais visada internacionalmente vai encher de turistas, logo, se você Brasileiro deseja realmente clamar por mudanças o prazo acaba em 2016. Depois disso o mundo vai voltar a nos enxergar como destino turístico sexual e como paraíso da impunidade. Temos que aproveitar até 2016 para protestar e usar esse curto período para usar nossa política de ridículos a nosso favor. Depois já era.

Analisando bem... Acho que não consigo ser mesmo a favor.

E de qualquer maneira, hoje teremos um caladão.

Ou eu ou o público.

2 comentários:

  1. Serei breve, após a copa do mundo e a olimpiada, o Rio de Janeiro será conheicido como o exemplo de organização que não deve ser seguido.


    Prefiro morar em uma cidade conhecida pelo samba e pelo sexo do que morar naquilo que o Rio de Janeiro se tornará

    ResponderExcluir
  2. A olimpiada deveria ser realizada em outra cidade, para aproveitar a infraestrutura a ser construída.

    O Rio de Janeiro já teve o PAN, creio que seria saturar o lugar, a não ser que me digam que todo mundo vai deixar seus empregos para ser atleta profissional....

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.