Motorola, Milestone e uma gigante em cima do muro.


Recentemente adquiri um Motorola Milestone junto com minha operadora de celular, a claro.

Uma odisseia que durou uma semana entre idas, vindas e finalmente a compra. Vou ser sincero, é um celular fantástico, e o único empecilho é não possuir teclas dedicadas a sua função básica: ser telefone.

De resto, depois de personalizar, usar e abusar digo que foi o celular/sistema o qual aprendi a fuçar mais rápido desde que comecei a mexer com celulares (meu primeiro foi um Samsung Voicer). Pesou também o fato de minha cunhada ter um e meu cunhado um Iphone. Manipulando ambos, como bom prolixo que sou, tive a certeza de que precisava de um teclado dedicado e não aquele de telas sensíveis ao toque para escrever.

O único problema agora é que descobri que a Motorola Brasil não pretende atualizar o sistema operacional do aparelho. Não é apenas uma atitude infantil (pois prefere que o cliente compre aparelhos atualizados ao invés de ampliar a margem), mas uma atitude BURRA. Incrivelmente BURRA.

Vamos destrinchar porquê...

Ele utiliza hoje um Android2.1 instalado e nos EUA saiu a versão 2.2 onde para quem curte aplicativos no celular surgiu uma função fantástica: a possibilidade de instalar aplicativos no cartão SD. Considerando que o cartão padrão tem 8gb de espaço e o celular tem de memória interna 512mb basicamente um aumento de 16 vezes na capacidade de instalar aplicativos.

Se considerar que o concorrente direto do sistema operacional, a Apple ganha MUITO, mas MUUUUUUITO com venda de aplicativos no Apple Store, fazendo um paralelo com a Android Market (que no Brasil só tem aplicativos grátis ou gratuitos, sem opção de compra) essa ampliação de espaço aumentaria em 16 vezes a lucratividade do aparelho.

Ou seja, ao invés da Motorola Brasil querer ganhar seu dinheiro na venda de aplicativos (ok, seria um pequeno percentual, mas dinheiro é dinheiro... e um prato cheio de migalha enche a pança tanto quanto um com pão inteiro) ela opta por desprezar o segmento. Enquanto Steve Jobs gargalha com os lucros da Apple Store, no mercado brasileiro a Google do Brasil não vai ganhar um tostão furado se depender de nossas operadoras e dos fabricantes de celular.

E daí pergunto: se a Motorola Brasil não pretende fazer essa atualização, porque a Google Brasil não se posiciona? A Motorola com essa atitude displicente não está favorecendo a fornecedora de sistema operacional, está pensando apenas como vendedor de peça.

O Google Android fatura JUSTAMENTE na venda de aplicativos, e quando a Motorola diz que vai deixar de fazer atualizações e impedir terceiros de fazerem ela está literalmente puxando o tapete da Google e aumentando os cofres do Steve Jobs porque o pessoal insatisfeito com o Android Market vai pro concorrente. E não volta.

Google, fica de olho aberto que estão puxando seu tapete e levando seus caraminguás. Daqui a pouco o Jobs lança um Iphone com teclado e f*deu Android. Seu único diferencial se foi, já que você deixou a Motorola Brasil queimar seu filme ao manter celulares sem atualizações e com bugs que queimam a marca (e filme queimado não se regenera). Um aplicativo da própria Google para atualizar o sistema operacional do celular é o mínimo.

Porra, para ganhar dinheiro até Windows INSTALA em iMac, porque não ter como fazer isso com o celular no conforto do lar?

PERDEM os executivos da Motorola Brasil ao ignorar um segmento de mercado importante, PERDEM os executivos da Google Brasil ao deixar isso acontecer e GANHA Steve Jobs, cujo Iphone4 vem chegando por aí no final do ano e é para onde irão os usuários INSATISFEITOS com essa molecagem de ambas.

Só não comprei Iphone porque uso teclado QWERTY (mas tudo tem limite). Senão já tinha migrado há tempos...

2 comentários:

  1. A Motorola já está reconsiderando a decisão, devido a repercussão negativa da decisão :
    http://www.tekimobile.com/2010/08/a-novela-continua-motorola-atualizara-o-milestone-para-o-2-2.html

    ResponderExcluir
  2. Pois é, uma dos mais famosos #fail da história. Agora terão que rever o mico ou perder mais mercado ainda.

    ResponderExcluir

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.