Blogger no Android - Aplicativo Oficial do Google, testando.

(não sei nem se é oficial, pois ser e se apresentar como são coisas diferentes). É sim.

Desde que comprei meu milestone dia a dia fuço o Android Market em busca de aplicativos do Google para suas próprias ferramentas. Eis que me deparo hoje com o app (aplicativo) do blogger e como todo bom fuçador, aqui estou eu.

A instalação é simples, basta aceitar. Depois ele pergunta qual conta deseja sincronizar (considerando que a sua do blogger tenha sido configurada no seu android). Demorou um pouco aqui pra achar os meus.

A interface inicial também é a única. Clean, como se postar no blog fosse o mesmo que mandar um email. Uma barra do blogger, outra abaixo onde seleciona o blog, abaixo do título, postagem, inserir imagens (que nem testei ainda, mas deve ser útil pra furos ou flagras, claro, se eu tivesse grana pra bancar o plano de dados da Claro), uma de localização (como se quisesse ser localizado) e por fim uma barra com as opções de publicar, salvar e deletar.

O programa, claro, está no idioma do Obama.

Vamos as impressões.

Interface.
Simples, não tem nem as opções de alinhamento de texto ou mesmo inserção de links. Sinto falta porque costumo fazer alinhamento, se você usa o padrão "pra esquerda" nem vai incomodar.

Acessibilidade/interação.
Ponto fraco. Não tem acesso a seus posts antigos, logo nada de revisar na rua algo que escreveu no desktop sem precisar fazer malabarismos. Você acessa apenas os drafts (rascunhos) originados no celular. Espero que pensem nisso nas próximas versões.

Desempenho.
Não engasga quando o texto fica longo. Enquanto escrevia aqui não tive os bugs que tem em outros aplicativos de texto, como o Documents to Go (pago), onde dependendo do volume de texto você sente umas travadas e vez ou outra caracteres somem ou se repetem (ok, escrevo meus livros nele, mas já tive bugs copiando matéria de aulas).

Outra vantagem, mas essa do Milestone e pessoal, é que por possuir um teclado físico o ato de digitar fica menos trabalhoso. Não consigo me adaptar a teclado na tela porque não foram feitos pra dedos normais. Como interage muito bem eu sinto fluirem muito melhor os textos.

Por fim, vale a pena quando você tem uma idéia na cabeça, internet e falta um computador pra realizá-la. Mas ainda falta algo pra ficar perfeito.

Ainda assim, melhor que as alternativas de antes.

___________________________
Atualização: precisei revisar no blogger.com de qualquer jeito, mas pelo menos dá pra usar em caso de desespero. Com melhorias em formatação e na sincronia com a conta do blogger, pode, sim, ser um ótimo aplicativo, mas ainda não é perfeito.
Leia o Restante.