Quem quer pão? Vamos comer uma foca...ccia?

 
 
Bora fazer pão?

Nessa pandemia fui contaminado pela pãodemia e acabei me dedicando a preparos com pão.

Já fiz pão francês, pão de leite, pão de hambúrguer, pão de cachorro quente, pão sírio, pão árabe e até panetone.

Hoje estava entediado em casa e sozinho, decidi fazer pão.

Bora fazer uma focaccia?
 
Um pão fácil de fazer porque não tem sova, pelo menos não a que estamos acostumados a fazer (eu não, eu uso batedeira porque prefiro socar pessERRRRROR).
Primeiro e o principal de tudo é ler bem a receita, que colocarei ingredientes e o passo a passo no final.
 
(receita essa que peguei de outro site, aqui é basicamente o meu resumo e os ingredientes no final, cada um que lute pra aprender - se conseguir aprender por aqui PARABÉNS).

Sempre, em qualquer preparo que fizer, leia a receita.

Veja vídeos se existirem, mas mesmo assim ler é fundamental.

Lendo você vai, pra começo de conversa, saber o que precisa separar pra se organizar. Desde ingredientes até utensílios (e provavelmente um adulto responsável, como verá durante o processo).

Na foto acima registrei o começo dos trabalhos, quando decidi que além de fazer pão também postaria aqui fazendo o pão. 
 
Ali está a receita, uma tigela vermelha com a esponja e o pote da batedeira de metal onde coloquei a farinha de trigo, a água, o azeite e o sal. 
 
Depois da foto misturei tudo com uma colher de pau até virar uma espécie de mingau de farinha bem feio e nojento. Ali atrás tem a balancinha velha companheira de guerra que é fundamental em qualquer receita porque panificação é que nem confeitaria: medidas exatas.

Xícara, colher, etc é tudo muito legal no programa de culinária onde usam aqueles potinhos e apetrechos caros que nem o rim que as pessoas já venderam pra comprar celular. Com a balança você mede tudo e pode usar qualquer outro tipo de suporte da cozinha, de prato a até seu irmão ou filho mais novo se ele couber na balança e não deixar nada cair no chão.


Aqui em cima, com direito a pack do pezinho e minha bancada velha de guerra, vemos a massa da focaccia já misturada. Como pode ver é um troço feio demais (falo da massa, não do meu pé).

Nesse momento a gente deixa descansar um pouco, cerca de 5min. Mas lembra de colocar um pano de prato úmido em cima pra não ressecar a massa. E eu meço esse tempo no relógio.

Passado esse tempo, vai fazer a dobra. A massa parece um troço gosmento (e tem que parecer). Você separa um potinho com água pra encharcar as mãos e  a dobra.

A primeira dobra será é um movimento em que você enfia os dedos molhados por debaixo da massa pra soltar da tigela, puxa ela pra cima e deixa de volta na tigela (a massa parece um U se fechando quando isso acontece).

Gira a tigela com a massa com meia volta (tipo colocar o ponteiro do relógio do vovô de 12am para 3am) e repete o movimento com a massa nessa outra posição. Aí coloca pra repousar de novo.

Com mais pack do pezinho, agora é a massa depois da primeira dobra. Repete a dobra inicial, tentando fazer mais giros com a tigela, uns 4 pelo menos.

Vai fazendo isso até ficar fácil soltar a massa.

São pelo menos 4 vezes fazendo isso. É até terapêutico, aproveitei os intervalos pra fazer o post aqui.

Dando tudo certo você terá uma massa firme e solta.

Olha como vai ficando cada vez mais lisinha? Parece até bundinha de Paol...nenê. E vai perceber que  não agarra mais na tigela, só nos seus dedos se esquecer de colocar água na mão sempre que for realizar a dobra. E repare que a massa vai soltando quase toda da tigela.

Ela começou a querer entrar no ponto de véu, ainda rasga, mas está ótima. Aí o quê fazer quando parar de dobrar?

Deixa descansar pra fermentar bem a massa.

Cobre com o mesmo pano de prato úmido e tendo um micro-ondas em casa, e se couber, coloque a tigela ali. É um ambiente bem isolado do clima exterior e escuro o suficiente (além de ser uma alternativa ao uso do forno pra isso, porque em algum momento vai precisar preaquecer o forno e não pode desabrigar a massa).

Meu forno micro-ondas, por exemplo, é pequenininho, mas com cuspe e com jeito consegui colocar pra descansar.

Deixar ali a massa dormindo por 1h mais ou menos.

Mas tem um macete pra dias frios ou pra ajudar a demorar um pouco menos se você for impaciente.

Pegue uma caneca, esquente água nela por menos de um minuto. E deixe a caneca junto com a tigela. Só não seja bobo e crie uma armadilha pra caneca voar quando abrir, se não couber ou não tiver confiança não faça. Ou faça com a supervisão de um adulto.


Agora a massa vai descansar em paz.

Programe o seu celular pra tocar em 45min.

Motivo? Pré aquecer o forno. Entre 30min a 1h com 45min tem como checar como a massa está, provavelmente cresceu, aí você liga seu forno.

Coloque na temperatura entre 200º ou 250°, porque DEPENDE do seu fogão. Tem forno que acumula mais ou menos calor, pode estar furado, arrebentado, receber gás enganado, gás encanado, gás de botijão, gás de peidErrrror... Enfim, cada um conhece o seu.

Se não conhece, peça a supervisão de um adulto. Provavelmente o adulto que usa o forno enquanto você está na internet lendo meu blog pensando em como fazer a focaccia.

Passou esse tempo e ligou o forno?

Ótimo, está quase lá (aonde não sei, nunca saberemos).

Olha só, deliciosamente enorme.

Pegue uma forma quadrada (a grande) e besunte de azeite. Não seja exagerado e não seja econômico. Mas besunte. Pegue a massa que está na maior tranquilidade e jogue na forma.

Com as mãos molhadas pegue a massa, coloque ma forma e tal como dedilha piano vá dando forma a massa na forma, deixando quadrada e com uma espessura de 1cm a 2cm.

Feito isso, meta a massa no forNEM PENSAR.

Pegue o mato que separou da receita (tipo aquele alecrim dourado que cresceu no campo sem ser semeado), um pouco de sal grosso a gosto (ou desgosto), regue com mais azeite e agora sim.

Coloca essa quase delícia no forno. Se gosta de massa crua com certeza pegou um pedaço e gostei, ops, gostou.

Agora deixa no forno quentinho, quentinho nem o lugar para onde vamoERRRRRROR.

Com 10min aparentemente começou a dourar, você abre o forno e com todo cuidado pra não se queimar gira a bandeja. 

Com mais 10min está pronta.

Aqui já estava na metade do processo. E o cheirinho estava delicioso.

Quando estiver dourada retire a focaccia da forma CUIDADOSAMENTE PRA NÃO SE QUEIMAR e coloque em outra forma fria pra ajudar a diminuir a temperatura.

Dica pra vida, se distraidamente usar o pano que você encharcou ou umedeceu pra pegar a forma no forno provavelmente a cozinha vai precisar de um novo Jimmy e você de uns dias com as mãos enfaixadas depois de uma visita no hospital. Além de estragar o pão e emporcalhar a cozinha.

Parece deliciosa e com a base crocante, entretanto espere esfriar, até porque esfriar faz parte do processo, ou vai queimar a boca dolorosamente. Mas se mesmo assim quiser ignorar o conselho e fizer: filme e poste na rede social mais perto de você.

Eu adoro focaccia com sopa, porque é um pão firme.

Torno a dizer, passe direito o azeite embaixo. Eu não fiz isso e não li meu próprio aviso. Por causa disso essa focaccia da foto quase se transformou em uma focaccia desconstruída do MasterChef Brasil.

Mas se quiser comer pura a foccacia é sua e ninguém tem nada a ver com isso, pode até assar em formato de disco e arremessar em algum parente ou vizinho, só não recomendo... Exceto se você cozinhou com a supervisão de um adulto, aí tem que dividir.

Tem quem goste pura, com Nutella, com maconERRRROR e até tem quem erre o ponto da massa porque não teve a já mais do que mencionada supervisão de um adulto e ficou com algo molenga ou verdadeiramente um escudo do Capitão América em Guerra Infinita.

Mas e então, como ficou a sua?
 
A minha ficou uma DELÍCIA.

Agora os ingredientes.
 
Focaccia
 
 Esponja
100 g (¾ xícaras) de farinha de trigo
100 g (½ xícara) de água
5 g (½ sachê) de fermento biológico seco.
 
A esponja é basicamente misturar tudo isso num pote a parte e esperar meia hora. Nesse meio tempo você vai arrumando a cozinha e os demais ingredientes pra agilizar. Ou não, vai no modo caótico mesmo e seja o que sua divindade quiser.

Massa final

205 g de esponja
400 g (3 ⅓ xícaras) de farinha de trigo
280 g (1 ⅓ xícara) de água
20 g (2 colheres de sopa) de azeite de oliva
10 g (½ colher de sopa) de sal de cozinha
 
Falei como faz aí em cima, né?

Cobertura
4 a 6 ramos de alecrim fresco
Sal grosso para polvilhar sobre a focaccia
Azeite a gosto para untar e cobrir a superfície
 
Pode usar o que quiser, é só sugestão mesmo. Fica bem com manjericão e tomate cereja.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com sua postura ao comentar:
A responsabilidade pelas opiniões expostas nessa área é de de seus respectivos comentaristas, não necessariamente expressando a opinião da equipe do Pensamentos Equivocados.